Secretaria e Ministério da Cultura entregam as obras do Ponto Chic, no Parque da Luz

Mais uma obra de restauro na região da Nova Luz será entregue no próximo dia 2.  Uma parceria celebrada entre o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), EMURB e o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, viabilizou a reforma, orçada em R$ 119 mil e financiada pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. As obras foram iniciadas em 27 de abril deste ano, logo após a entrega de outras duas construções recuperadas no Jardim da Luz.

Construído em 1903, pelo arquiteto Maximilian Emilio Hehl - em substituição ao chalet restaurant que funcionou no local em 1874 -, o Ponto Chic era ponto de encontro da elite da cidade. Gerido pela Cervejaria Bavária e a ser denominado Pavilhão Bavária, Choperia do Jardim, ou popularmente conhecido como Casa de Chá. O local perdeu seu apelo junto à sociedade da época no ano de 1911, quando foi inaugurado o Theatro Municipal.

O trabalho de restauro, que seguiu projeto do Departamento do Patrimônio Histórico, abrangeu a cobertura em telhas francesas e sua estrutura, a substituição do forro de madeira e a imunização contra cupins. As camadas de tinta das paredes externas foram removidas com a restauração dos tijolos, que ficaram à vista, dando um ar rústico à construção. Os elementos de madeira da estrutura, guarda-copos, muxarabis – varanda trabalhada em madeira -- e lambrequins – enfeites característicos nos beirais de antigas residências -- foram recuperados, com resgate da cor original, obtida por meio de prospecções.

A calçada ao redor do edifício foi reconstruída, o revestimento do embasamento foi recuperado e foram executados pequenos reparos na área da cozinha e banheiros, como reposição de azulejos, rodapés, forros de gessos e pintura em geral.

A obra foi realizada pela empresa Pires e Giovanetti, com o acompanhamento e fiscalização do DPH e EMURB.

Estarão presentes no dia da entrega das obras, o presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional, Luiz Fernando de Almeida, o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil e o diretor do DPH, Walter Pires. Na ocasião, também será oficialmente inaugurada a reforma da praça Coronel Fernando Prestes, que também teve seu projeto e execução vinculados ao Programa BID-Monumenta.

Bosque da Leitura

A Secretaria Municipal de Cultura também prevê a implantação de um Bosque da Leitura no local. O sucesso do projeto, em funcionamento nos Parques do Ibirapuera, do Carmo e Piqueri, estimula a continuidade da iniciativa que visa a expandir a oferta de espaços alternativos de leitura e lazer. Haverá diversos jornais, revistas, e cerca de 200 livros, em especial de conto e poesia à disposição da população.

Informações à imprensa:
Secretaria Municipal de Cultura – Assessoria de Comunicação
Assessora de Imprensa: Maria Eugênia de Menezes
Av. São João, 473 – 10º Andar – Centro
Tels.: 3334-0001 R: 2010 ao 2015 ou 3224-0641
E-mail: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br