Galeria Olido recebe nova coreografia de Diogo Granato

O espetáculo de dança contemporânea ...ou a Conexão e Organização da Desestrutura no Desenvolvimento de uma Cosmologia, do coreógrafo e intérprete de solos Diogo Granato, estréia dia 1º de setembro, às 20h, na Galeria Olido. Interpretada pelo grupo Silenciosas, formado pelas bailarinas Ana Dupas, Nat Cat e Xica Lisboa, a coreografia traça um paralelo entre os indivíduos e sua organização instintiva em movimentos que recriam animais, como formigas-operárias e abelhas-rainhas.

 O trabalho dá continuidade ao estudo cênico desenvolvido desde 2004 pela Companhia Dança-Teatro, que alia técnicas de improviso a shows musicais e performances multimídia. O primeiro espetáculo com essa proposta foi Silenciosas, que possibilitou um inventivo diálogo entre diversas linguagens artísticas a partir da múltipla formação dos intérpretes.

A nova criação de Granato, que tem no currículo a coreografia Seis Sentidos (agraciada com o Prêmio Estímulo a Dança em 2003 e participante do Festival Intransit em Berlim), contraria a tendência atual da dança contemporânea de uma crescente racionalização. Com simplicidade, o diretor desenvolve conceitos a partir do refinamento de técnicas de dança e teatro. O corpo, e não a mente, é o ponto de partida dos jogos cênicos realizados pelas intérpretes, ao som da bateria comandada por Mariá Portugal.

Outras apresentações gratuitas acontecem nos dias 2, 8, 9 e de setembro, às 20h. Nos dia 3 e 10, o espetáculo tem início às 19h. A Galeria Olido fica na Av. São João, 473 - Centro