São Paulo comemora Dia da Consciência Negra com atividades culturais

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial. As atividades, que acontecem entre os dias 18 e 30 deste mês, incluem música, dança, palestras e encontros com contadores de histórias.

Xica da Silva, a escrava que representou um grito de liberdade na luta pela aceitação no “mundo dos brancos”, será homenageada no espetáculo solo de dança Xica da Silva: um esboço, em cartaz nos dias 25, às 20h e 26, às 19h, na Galeria Olido.

Entre os dias 21 e 24, as bibliotecas municipais promovem atividades de contação de histórias sobre temas africanos. Além disso, a Biblioteca Camila Cerqueira César oferece, dia 22, às 14h, uma palestra com Ana Lúcia Brito, pedagoga e pesquisadora da história africana e afro-brasileira, com o tema Diversidade histórica África-Brasil na formação do homem.

O Centro Cultural da Juventude, zona Norte, homenageia a comunidade negra com ampla programação musical. A apresentação Gal Quaresma: Performance Experimental Negra, que integra música, dança e texto, visando à valorização da cultura afro-brasileira, acontece dia 18, às 16h. O grupo Nó na Madeira fará os presentes sambarem ao som de composições de Assis Valente, Noel Rosa e Carlos Cachaça, dia 26, às 16h.

O projeto Quinta Black já se tornou referência em música negra  na região central. No dia 23, às 18h, a Vitrine da Dança – Galeria Olido, recebe a banda Central Acústica, que se apresentará ao vivo, oferecendo a base instrumental e abrindo espaço para a criatividade de MCs convidados.

A partir do dia 21, a Gibiteca Henfil, do Centro Cultural São Paulo, abre a  exposição de cartuns e charges criados pelo artista Maurício Pestana. O cartunista fará também uma palestra, discutindo o tratamento dado ao negro na literatura, nos meios de comunicação e na sua própria área de atuação.

Serviço: Programação Especial Dia da Consciência Negra. De 18 a 30/11. Grátis

Informações à imprensa:
Maria Eugênia de Menezes / Helga Monteiro / Giovanna Longo
E-mail: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: 3334-0001 R: 2010 ao 2015


PROGRAMAÇÃO:

Contação de histórias sobre temas africanos
Acompanhe abaixo os contadores que se apresentarão na edição especial do projeto em comemoração do Dia da Consciência Negra.

Cecília. Biblioteca Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 22, 14h.
Chico Lu. Apresentação de histórias sobre a cultura afro-brasileira. Biblioteca Sylvia Orthof. Zona Norte. Dia 24, 14h.
Deise Tebaldi Pedro e Katianne P. Silva. Biblioteca José Mauro de Vasconcelos. Zona Norte. Dias 21, 22 e 23, 8h30 e 13h.
Dirce C. C. Barros. Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa. Zona Leste. Dia 21, 10h.
Grupo das Contadoras de Histórias da Biblioteca. Biblioteca Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 23, 14h.
Grupo Sansakroma. Biblioteca Anne Frank. Zona Oeste. Dia 21, 10h.
Lílian Marchetti. Biblioteca Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 22, 14h.
Nídia Joaquim Santos. Biblioteca Brito Broca. Zona Norte. Dia 21, 14h.

Diversidade histórica África-Brasil na formação do homem: Palestra
Palestrante: Ana Lúcia Brito (pedagoga e pesquisadora da história africana e afro-brasileira). Biblioteca Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 22, 14h.

Francisca da Silva de Oliveira – Xica da Silva: um esboço
Com Eliana de Santana. Neste solo é abordada a formação da identidade do povo negro, utilizando-se como símbolo Xica da Silva, personagem histórica do século 18, brasileira, natural do Tejuco (hoje, Diamantina – Minas Gerais), representante feminina do desejo de liberdade e da luta pela aceitação no mundo dos brancos. Galeria Olido – Sala Paissandu. Dia 25, 20h. Dia 26, 19h.

Gal Quaresma: Performance experimental negra
Apresentação integrada de música, dança e texto, que visa a valorização da cultura afro-brasileira. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 18, 16h. Grátis

Grupo Nó na Madeira: Samba no CCJ
O grupo interpreta composições de Assis Valente, Noel Rosa, Carlos Cachaça, Geraldo Filme e outros. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 26, 16h. Grátis

Jogos africanos
Coord.: Andrade e Correa Monitoria de Jogos. Mostra com vários jogos étnicos e desafios de países africanos, como kalah (Argélia), anel africano (Guiné), moinho (Egito), camas de gato (tribos diversas), ouri (Cabo Verde), entre outros. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Sáb. e dom., das 10h30 às 17h30. Grátis

Quinta black especial
Projeto que já se tornou referência na região central. A banda Central Acústica faz, ao vivo, a base instrumental para o improviso de MCs convidados com a participação do público. Galeria Olido – Vitrine da Dança. Dia 23, das 18h às 21h. 

Traços de liberdade
Exposição de cartuns e charges criados pelo artista Maurício Pestana. Poderão também ser conferidos cartazes, cartilhas e livros sobre a luta da população afro-brasileira. Centro Cultural São Paulo – Mezanino da Gibiteca Henfil. Centro. De 21 a 30. 3ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 10h às 18h. Dom., das 10h às 16h.

Traços de liberdade: Palestra
Palestrante: Maurício Pestana (cartunista). O artista fala de como o negro é focalizado na literatura e nos meios de comunicação, principalmente nos cartuns e charges. Centro Cultural São Paulo – Gibiteca Henfil. Centro. Dia, 24, 19h30.

Terça do samba especial
João Pedro e a Banda Fruto do Meu Suor tocam clássicos do samba e composições próprias. Galeria Olido – Vitrine da Dança. Dia 21, das 18h às 21h.

Web Radio
Acessando o site www.centrocultural.sp.gov.br/radio, o internauta poderá conferir, a partir do dia 14, o programa Cinesom Especial que apresentará trilhas sonoras de filmes com temática afro-descendente.