Exposição conta história gastronômica de São Paulo

Os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros são tema da exposição Fazeres e sabores da cozinha paulista, em cartaz na Casa do Bandeirante até 8 de julho. Com curadoria da pesquisadora de história da alimentação Rosa Belluzzo, mais que explorar curiosidades culinárias, a mostra aborda o cotidiano desses personagens que ajudaram a escrever a história de São Paulo.

A necessidade foi um dos fatores que contribuiu para a criação de novos pratos por esses aventureiros que se estabeleceram no planalto de Piratininga. Junto com os nativos, eles desbravaram a mata e, durante a empreitada, aderiram aos hábitos indígenas, criando uma culinária tipicamente paulista. 

O público também pode conferir os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos e a palha utilizada na confecção de esteiras, além de cestas e peneiras que compõem a história de adaptação dos colonizadores.

Durante este mês, a curadora da exposição também ministra aulas de culinária paulista. No dia 9, o curso é voltado para adultos e no dia 16, para crianças. As inscrições para as 35 vagas disponíveis poderão ser realizadas antes das aulas, que acontecem às 11h.

Serviço: Casa do Bandeirante - Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã. Tel.: 3031-0920. Entrada franca.