Espetáculos reverenciam mestres da ciência

“A Ciência não é só do cientista. A evolução tecnológica é de todos nós”. Essa é a premissa do Núcleo Arte e Ciência no Palco, grupo que há quase uma década investiga o trabalho de grandes pensadores, como Einstein e Newton, e que neste mês apresenta mostra de seu repertório no Centro Cultural São Paulo. A partir do dia 16, três produções da Cia. – A dança do universo, After Darwin e a infantil Rebimboca & Parafuseta– serão encenadas.

O espetáculo After Darwin, de Timberlake Wertenbaker, resgata a notória viagem do naturalista no navio da Marinha Britânica, Beagle. A peça, que pôde ser vista no Masp enquanto a exposição sobre Charles Darwin esteve em cartaz, relata como as observações que o cientista fez sobre as espécies durante a expedi-ção foram determinantes para a construção de sua Teoria da Seleção Natural.

Inspirada na obra homônima do físico Marcelo Gleiser, a comédia A dança do universo relembra a trajetória de Galileu Galilei, Johann Kepler e Isaac Newton. O espetáculo participou da última edição do Festival de Teatro de Curitiba e aborda a vida e o pensamento de grandes homens da história mundial, da Grécia Antiga a atualidade. Vivenciado pelos personagens, o embate entre a ignorância e conheci-mento remete às obras do teórico Mário Schenberg.

Um mergulho em discussões éticas e morais dá o tom a Rebimboca & Parafuseta, montagem escrita por Carlos Palma, um dos fundadores da Cia. Dirigida ao público infantil, a peça propõe uma reflexão sobre a função da mentira na sociedade contemporânea. “Nem tudo pode ser verdade, já que não suportaríamos a realidade. Mas há um limite”, explica o autor. E a medida é dada pelo personagem Sabiá, um cenotécnico que sonha ser ator. A necessidade da fantasia surge nos diálogos com Rebimbo-ca, Parafuseta e Dona Arruela, personagens saídas de sua caixa de ferramentas.

Serviço:Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho - R. Vergueiro, 1.000, Centro, Tel: 3383-3400. De R$ 10 a R$ 15

Veja a programação