Pior diretor da história Ed Wood ganha maratona no Centro Cultural da Juventude

Muitos são os cineastas considerados os melhores de sua geração. Apenas um, porém, consegue unanimidade de crítica e público como “o pior diretor de todos os tempos”: Ed Wood (1924-1978).

Para quem quiser conferir o estilo trash do artista, o Centro Cultural da Juventude promove dia 25, a partir das 15h40, a Maratona Ed Wood. Além de dois de seus longas-metragens, a programação inclui uma biografia do cineasta, Ed Wood (1994), dirigida por Tim Burton.

Protagonista de um estilo de vida tão excêntrico quanto seus roteiros, o diretor cultivava o hábito de se vestir de mulher. “Para economizar o orçamento”, filmava somente um take de cada cena e convidava para o elenco nomes decadentes como Bela Lugosi, ator que em seus anos de estrelato interpretara o mais famoso Drácula de Hollywood.

Além do filme de Burton, que traz Johnny Depp como protagonista e Martin Landau como Lugosi – atuação que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante –, a maratona exibe, na seqüência, Glen ou Glenda?(1953), que trata da questão da mudança de sexo, e A noiva do monstro (1955), estrelando um gigantesco polvo de borracha.

Dia 30, dentro da mostra Terror no CCJ, também será exibido Plan 9 from Outer Space, filme de Wood que mostra uma invasão alienígena que pretende transformar os mortos de uma cidade em zumbis. Lançado em 1959, o longa só se tornou um cult anos depois, quando foi apon-tado pela crítica americana como “o pior filme já produzido”.

Serviço: Centro Cultural da Juventude - Anfiteatro - Av. Deputado Emilio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte - Dia 25 - Grátis.

Veja a programação