B.J. Duarte: lançamento de livro e abertura de exposição

A Galeria Olido recebe, até 25 de novembro, 65 imagens do fotógrafo paulista Benedito Junqueira Duarte (1910-1995) para compor a exposição que acompanha o lançamento do livro B.J. Duarte: caçador de imagens, dia 27, a partir das 18h30.

Primeira obra inteiramente dedicada ao trabalho do fotógrafo, o livro resgata a produção de Duarte concebida em grande parte para o Departamento de Cultura do Município de São Paulo, dirigido por Mário de Andrade, no período de 1935 a 1964. Um importante testemunho das transformações de São Paulo em metrópole moderna, a publicação registra as atividades culturais e esportivas de diversos parques infantis, os cortiços em bairros outrora periféricos, as grandes construções, como a Catedral da Sé e o Estádio do Pacaembu, além das figuras da vida cultural da cidade, entre estas, os escritores Antonio Alcântara Machado, Monteiro Lobato, Cassiano Ricardo e o cineasta Alberto Cavalcanti.

A publicação, editada pela Cosac Naify com o patrocínio da Petobrás, reúne textos de diferentes especialistas, que abordam o trabalho de Duarte a partir de sua trajetória de vida e de sua inserção no ambiente político e cultural em que viveu, sem esquecer da importância de suas atividades ligadas ao fotojornalismo e ao cinema.

B.J. Duarte teve acesso a uma formação técnica - que seria a base de toda a sua produção, na França. No retorno ao Brasil, no final da década de 20, passa a trabalhar como repórter fotográfico e a atuar como retratista da elite local. O ingresso no recém fundando Departamento de Cultura da Prefeitura do Município do Estado de São Paulo, em 1935, seria um marco na trajetória profissional de B.J. Duarte, pois a partir de então ele iria se dedicar, durante três décadas, a um trabalho de documentação urbana sistemático do processo de modernização da capital paulista.

Além da intensa atividade como fotógrafo, B.J. Duarte dedicou-se ainda ao cinema, seja como crítico cinematográfico com colaboração regular na imprensa, seja como autor de mais de 500 filmes documentários, em sua maioria na área de documentação científica ligada à Medicina.


Serviço:
Galeria Olido – Sobreloja. Av. São João, 473 – Centro. Tel.: 3334-0001 ramais: 2121 e 1941. Até 25 de novembro. Terça a sábado, das 12h às 21h30. Domigo, das 12h às 19h30. Grátis.