Mostra Cine En Construcción reúne filmes latino-americanos

Dar visibilidade a filmes latino-americanos não-finalizados é o objetivo da sessão Cine en Construcción, que acontece desde 2002 em dois dos mais importantes festivais europeus: o Internacional de Cinema de Donostia-San Sebastián, na Espanha, e os Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse, na França. Cinco produções dessa seleção poderão ser vistas, de 4 a 9, no Centro Cultural São Paulo. 

Os festivais escolhem anualmente longas que, por alguma razão, tiveram as filmagens interrompidas e os exibe para que produtores, distribuidores e representantes de canais de televisão possam contribuir com a pós-produção. Quando concluídos, muitos desses filmes têm a oportunidade de integrar mostras internacionais. É o caso de Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes, que, após ter sido apresentado no Cine en Construcción de 2004, participou da sessão Un certain regard do Festival de Cannes.

Promovida com apoio do Instituto Cervantes de São Paulo, a mostra do CCSP traz filmes como Sumas y restas, do diretor colombiano Víctor Gaviria. Antes da exibição, dia 5, às 20h, a cineasta Tata Amaral e o diretor argentino Luis Ortega, cujo filme Monobloc está na programação, discutem a realidade da produção cinematográfica na América Latina.

Serviço:Centro Cultural São Paulo– Sala Lima Barreto. De 4 a 9.

Veja programação