Núcleo Tecnorupestre homenageia Mário de Andrade no Cemitério da Consolação

Espetáculo com música ao vivo e atuação de Pascoal da Conceição acontece no dia 25 de fevereiro


  O coletivo NIT prepara um espetáculo transmídia, com exibições de filmes
e projeções mapeadas no cemitério (Foto: Divulgação)


No aniversário de 71 anos de morte de Mário de Andrade, o coletivo teatral NIT - Núcleo Tecnorupestre apresenta “Músicas de Feitiçaria – Rito de Passagem” para homenagear o poeta e autor. O espetáculo acontece no dia 25 de fevereiro, na Capela do Cemitério da Consolação, a partir das 20h.

Mário de Andrade viveu 51 anos, tempo suficiente para somar mais 30 de obras publicadas, além de se tornar uns dos principais nomes da literatura brasileira, graças a sua influência decisiva para o modernismo. O escritor foi enterrado no dia 25 de fevereiro de 1945, justamente no Cemitério da Consolação.

Para evidenciar a trajetória do artista, o coletivo prepara um espetáculo transmídia, com exibições de filmes, projeções mapeadas no cemitério e nos túmulos de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, também escritor modernista, além de uma trilha sonora executada ao vivo. As músicas foram transcritas para violões, atabaques, chocalhos e tambores. Todas elas são acompanhadas pela atuação dos atores Pascoal da Conceição, Fredy Allan, Camila Marquez, entre outros.

O grupo divide a apresentação em três atos, denominados ritos. O primeiro deles acontece na frente da Capela do Cemitério, com exibições de alguns dos filmes do projeto #Mário de Andrade no Teatro. Já no segundo rito as portas da Capela se abrem. Neste momento, o público será conduzindo para um grande cortejo, com projeção mapeada até o túmulo de Mário de Andrade, onde Pascoal da Conceição encenará os últimos momentos da trajetória do autor, quando escreve o poema “A Meditação sobre o Tietê”. Por fim, no terceiro rito acontece o retorno à Capela, onde aparece em cena Oswald de Andrade para se despedir do amigo.

O NIT - Núcleo Independente Tecnorupestre é um coletivo artístico que existe desde 2010, e tem como objetivo difundir os processos de criação nas diversas áreas do teatro através de recursos tecnológicos. A ideia é que o processo de concepção teatral, através do audiovisual, convide o público para se aproximar da experiência diária da criação.

Serviço: Cemitério da Consolação. R. da Consolação, 1660 – Consolação. Dia 25, 20h. +14. Grátis. (retirar ingresso duas horas antes do espetáculo, entre 18h e 19h). 90min. Capacidade: 100 pessoas.