Cantora espanhola Irene Atienza apresenta espetáculo de flamenco com Ale Kalaf

Show “Con Alma” acontece na Galeria Olido, a partir do dia 18 de fevereiro


Apesar de ser a única dançarina no palco, Ale considera 
o espetáculo um duo com Irene (Foto: Rita Araújo) 

Por Gabriel Fabri

Fundadora do Grupo Luceros Arte Flamenco, Ale Kalaf tem uma inquietação: buscar parcerias com quem possa explorar o que ela chama de “meu flamenco”. “Um modo de dançar não tão tradicional, em que eu possa expressar uma atitude brasileira, que é o que eu sou”, explica a bailarina. Dessa inquietação surgiu o espetáculo “Con Alma”, que chega à Galeria Olido a partir do dia 18 de fevereiro. Repetindo a parceria com a cantora espanhola Irene Atienza, com quem apresentou “Mais Amor Por Favor”, em 2014, o show busca trazer um novo olhar para o flamenco. 

No palco, Irene apresenta canções brasileiras em versões flamencas, além de composições que escreveu especialmente para o espetáculo. Segundo Ale, a escolha do repertório, e também de todos os gestos, se deu a partir da emoção. “Tudo o que foi escolhido é porque nos tocava. A Irene e eu tivemos muita afinidade nesse sentido”, revela.  Enquanto a bailarina busca sua expressão em uma dança espanhola, Irene encontra a dela na música brasileira – por anos, foi vocalista da banda Saravacalé, que misturava o flamenco com ritmos brasileiros.
 
Essa é a primeira vez que Ale Kalaf apresenta um espetáculo inteiro como solista. “É um trabalho bastante autoral, em que eu procurei deixar que todas as minhas influências aflorassem na minha movimentação”, conta. Apesar de ser a única dançarina no palco, Ale considera o espetáculo um duo com Irene. “Nós conversamos o tempo inteiro em cena”, justifica. 

As duas sobem ao palco acompanhadas de quatro músicos: Jony Gonçalves (guitarra flamenca), Beto Angerosa (percussão), Alexandre Ribeiro (clarinete) e Danilo Penteado (contrabaixo e piano). A coreógrafa e atriz Clarisse Abujamra colaborou com a coreografia. “Ela ajudou a limpar as cenas para que ficasse apenas o essencial: a emoção e a poesia. Os excessos foram embora”, explica Kalaf.  

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 18 a 27. 5ª a sáb., 20h. Dias 21 e 28. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)