Espetáculo de dança do Núcleo Luz encena inquietações humanas

“Okinosmóv - Um ballet nada Russo” fica em cartaz no Teatro Flávio Império, entre os dias 18 e 20 de março


Grupo Núcleo Luz reúne 30 dançarinos em palco para construção
de uma narrativa poética (Foto: Divulgação)

Por Letícia Andrade

A incerteza é o sentimento que une os 30 dançarinos em palco em “Okinosmóv - Um ballet nada Russo”, do Núcleo Luz.“O grupo estava em um momento muito especial, inundado de inquietações. Por isso, trabalhamos em algo que pudesse tocar nesse sentimento existente”, pontua Chris Belluomini, diretora e criadora do espetáculo em cartaz no Teatro Flávio Império, entre os dias 18 e 20 de março.

Por meio da dança contemporânea, a montagem procura mostrar as infinitas variáveis existentes entre a necessidade e o desejo, ressaltando o que movimenta ou paralisa uma pessoa, entre medos, amores, paixões e outras inquietações. Para trabalhar com todos esses sentimentos, o grupo constrói uma narrativa poética amparada em outras linguagens, como teatro e canto.

“Tudo isso acaba refletindo na construção de um corpo maleável. É a construção de um diálogo com muitos códigos para que tudo possa ser maleável”, explica a diretora. Segundo ela, a estrutura adotada permite uma aproximação da plateia ao um assunto subjetivo. “Eu sempre tento abordar assuntos humanos que tenham identificação em qualquer lugar. Somar as inquietações cria um movimento. É uma troca que dialoga com as pessoas que vão assistir”, conclui.

O espetáculo é resultado do trabalho desenvolvido pelos aprendizes do Ciclo II do programa de formação em Dança do Núcleo Luz. Desde 2007, o projeto dá a oportunidade a jovens de famílias de baixa renda, com o intuito de vivenciarem as diferentes técnicas de dança para a criação de espetáculos, além da participação em diversas atividades socioeducativas.

Serviço: Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. Dias 18 e 19, 20h. Dia 20, 19h. 70 min. Livre. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes).