Orquestra Sinfônica Municipal recebe o saxofonista Leo Gandelman

Em 2001, como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Leo Gandelman, considerado o melhor saxofonista brasileiro da atualidade, apresentou-se no Lincoln Center e no Central Park, de Nova York (Estados Unidos), interpretando a obra Fantasia para sax soprano e orquestra, de Heitor Villa-Lobos. Agora, o instrumentista repete essa performance como convidado da Orquestra Sinfônica Municipal, em concerto que terá a regência do maestro Jamil Maluf. O espetáculo, que acontece no Theatro Municipal de São Paulo dia 21,às 11h, contará também com a presença do solista em Concertino para sax alto, de Radamés Gnatalli.

Gandelman, porém, não será a única atração desse concerto. Na segunda parte do programa, a orquestra executa Os planetas– a obra mais famosa do inglês Gustav Holst – que combina uma orquestração exuberante com poderosas melodias rítmicas. São sete movimentos inspirados na astrologia e mitologia grega, cada qual dedicado a um planeta diferente, simbolizando, metaforicamente, os vários estágios da vida humana.

Um fato científico confere à obra um caráter pitoresco. Quando a sinfonia foi composta, em 1916, Plutão ainda não tinha sido descoberto. A partir de 1930, depois que o astro foi identificado, alguns acharam que a composição ficara ultrapassada. Recentemente, porém, com o rebaixamento de Plutão de sua condição de planeta, ela voltou a ficar atual. | G.N.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Dia 21, 11h. R$ 10 a R$ 15