Rita Benneditto apresenta show do disco "Encanto" neste final de semana

Apresentações acontecem dias 28 e 29, na Sala Olido e no Teatro Arthur Azevedo

Por Luísa Bittencourt

Ela se considera uma “ecumênica universalista”. Experimentando do rock ao reggae e fazendo referências à umbanda, às tradições indígenas e até mesmo à religião rastafári, Rita Benneditto apresenta o show de seu último disco, “Encanto”, no dia 28, na Sala Olido, e dia 29, no Teatro Arthur Azevedo.

“Tenho por natureza a tendência de conhecer um pouco de cada religião para ter clareza e entendimento sobre elas sem fazer julgamentos precipitados e preconceituosos”, comenta a cantora maranhense. Depois do sucesso de “Tecnomacumba”, disco de 2003, Rita lançou “Encanto”, álbum em que explora o universo dos orixás por meio de releituras de sucessos de compositores como Djavan e Jorge Ben Jor. “Se nós entendermos uma oferenda como algo que encanta, traz alegria, força e fé, o disco ‘Encanto’ é uma grande oferenda, que visa conciliar, por meio da música, parte significativa do povo brasileiro com a herança cultural africana que está na base de nossa identidade. E, assim, enfrentar – em canto e com o encanto da música – a ignorância, o racismo e a intolerância que ainda vitimam milhões de cidadãos neste país”, afirma.

Atualmente, a cantora trabalha no projeto “Zabumba beat”, que tem como objetivo reunir ritmos, timbres e tons do cancioneiro popular e junino brasileiro, utilizando recursos eletrônicos. “A música é o principal sentido – a língua comum – de toda essa interação. A música é encanto, em todos os sentidos dessa palavra”, conclui.

Serviço: | Centro Cultural Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do Metrô. Centro. Tel. 3331-8399. Dia 28, 18h;
| Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca. Zona Leste. Tel. 26045558. Dia 29, 19h. Grátis (na Olido, retirar senha a partir das 14h; no Arthur Azevedo, ingresso uma hora antes)