Secretaria Municipal de Cultura promove Seminário de História Oral

Coordenado pelo Museu da Cidade de São Paulo, o evento traz um panorama sobre diversas iniciativas que utilizam este método, além dos desafios da gestão e divulgação destes acervos

No dia 21 de junho, a partir das 9h30, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu da Cidade de São Paulo, realiza o Seminário de História Oral com mesas temáticas que se estendem até as 17h30, no Solar da Marquesa de Santos. 

O objetivo do encontro inédito é abordar este método de registro da história a partir da experiência de acadêmicos e instituições que o utilizam em suas pesquisas e constroem sua própria história a partir dele. 

Entre os temas a serem discutidos nos encontros estão: a origem do Núcleo de História Oral do Museu da Cidade de São Paulo e a reorganização e digitalização deste acervo; a gestão deste tipo de acervo, trazendo experiências de instituições como o Museu da Pessoa, o Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral - EACH/USP, o projeto SESC Memórias, Museu da Imagem e do Som – MIS, Museu da Imigração, Memorial da Resistência, entre outros. A ideia é traçar um amplo panorama dessas iniciativas, sobretudo na cidade de São Paulo. 

Serão oferecidas 60 vagas para os encontros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail museudacidade@prefeitura.sp.gov.br 

Serviço: Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, nº 136. Centro. Próximo da Estação Sé do Metrô. Entrada gratuita. 60 vagas. Inscrições por e-mail.  

Confira a programação completa

SEMINÁRIO HISTÓRIA ORAL
Contemplando memórias da cidade por meio da escuta
| Dia 21 de junho de 2017. Grátis. 

O evento pretende reunir profissionais e estudantes interessados na prática de História Oral, buscando promover discussões e reflexões sobre a importância de se registrar e documentar vivências, práticas e modos de vida dos habitantes da cidade, bem como a necessidade de sua preservação para consequentes ações museológicas.

9h30 - Recepção e credenciamento

10h -  Abertura

Convidados:
- Regina Ponte - Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico - UPPM/Secret. Estado Cultura - André Sturm - Secretário Municipal de Cultura - Andréa Dias Vial - Diretora do Departamento dos Museus Municipais

10h30 - MESA 1: Origens do Núcleo de História Oral do Museu da Cidade de São Paulo

- Felipe Bazo Torres - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
 Sociólogo da Prefeitura de São Paulo, Mestre em Sociologia (USP), membro da Equipe de Memória e História Oral/DPH (1991/2007).

- Lucia Helena Gama - Secretaria Municipal de Cultura
Graduação, mestrado e Doutorado em Ciências Sociais (USP). Atua no Núcleo das Casas de Cultura, da SMC. Foi pesquisadora do corpo técnico dos órgãos de preservação: Condephaat/SP; Conpresp e Divisão de Iconografia e Museus, que antecede o atual Museu da Cidade de São Paulo. Trabalhou na Secretaria Estadual da Cultura, e, na Secretaria Municipal de Cultura, atuou na Divisão de Arquivos do Centro Cultural São Paulo; como Assessora do Gabinete na criação do Departamento de Ação Cultural Regionalizada. Professora Universitária em diversas instituições, é autora de vários artigos e livros indicados para importantes premiações, destacando-se Nos bares da vida - produção cultural e a sociabilidade em São Paulo,1940-1950, pela editora Senac.    
 
- Mediadora: Andréa Dias Vial - Diretora do Departamento dos Museus Municipais
Diretora do Departamento dos Museus Municipais/Museu da Cidade de SP, é autora do Diagnóstico Museológico do MCSP realizado em 2016.  Atuou ainda  nos seguintes órgãos:  Arquivo Histórico Municipal; Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais; Teatro Municipal de São Paulo; Museu da Imagem e do Som de São Paulo; Instituto Itaú Cultural; Centro Cultural São Paulo e Sala de Concertos São Paulo. 

11h30 - Preservação e Difusão: Reorganização e Digitalização do Acervo de História Oral do MCSP

- Maurício Rafael - Museólogo da Supervisão de Museologia e Acervos Municipais - Vera da Cunha Pasqualin - Proponente e Coord. Executiva do Projeto junto ao ProAC
Pesquisadora e gestora de projetos culturais. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo e graduada em Comunicação Social, pela ESPM. Com mais de 20 anos de experiência, atuou no Brasil, Espanha e Estados Unidos com comunicação, desenvolvimento de negócios e planejamento e gestão de projetos.

- João de Pontes Junior - Bibliotecário e Coordenador do Projeto 

14h MESA 2: Gestão de Acervos de História Oral para a Preservação da Memória

- Karen Worcman - Museu da Pessoa
Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense – RJ, com mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É fundadora e diretora-presidente do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) fundado em 1991. Desde 1999 é fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, instituição que identifica e apoia globalmente projetos de ação inovadora e de amplo impacto social em todo o mundo. É co-editora de “História Falada: memória, rede e mudança social”, “Um balcão na capital: memórias do comércio na cidade do Rio de Janeiro” e “Heranças e Lembranças: imigrantes judeus no Rio de Janeiro” e autora de diversos artigos e publicações.

- Daisy Perelmutter - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral - EACH/USP
Historiadora e Socióloga, Doutora em História Social pela FFLCH/USP; mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP);  especialização em História oral pela Universidade de Essex; engajamento de mais de trinta anos com a metodologia da história oral em projetos diversos; participação ativa na curadoria e edificação de importantes acervos de depoimentos orais (entre eles, MIS/SP e Biblioteca Mário de Andrade). Curadora e produtora de seminários nacionais e internacionais sobre História Oral. É co-organizadora da publicação "Ética e História Oral",  da PUC-SP, n.15, maio 1997. Pesquisadora filiada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória/GEPHOM da EACH-USP, desde 2015. 

- Carla Lira Santos - SESC Memórias/Gerência de Estudos e Desenvolvimento - GEDES/SESCSP
Graduada em História pela USP em 2011. Atua na área de Arquivos e Centro de Memórias. Participou de projetos com ênfase em memória institucional, na Usina Hidroelétrica Henry Borden e na APAE de São Paulo. É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas na Gerência de Estudos e Desenvolvimento|Sesc Memórias, do Serviço Social do Comércio – Sesc, em São Paulo, desenvolvendo trabalhos de História Oral, com foco no registro da memória institucional.

- Mediadora: Julia Cerqueira Gumieri - Memorial da Resistência
Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2016) e bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo, sendo responsável pela articulação entre os programas de pesquisa Coleta Regular de Testemunhos e Lugares da Memória. Entre 2013 e 2014 foi membro da Comissão da Verdade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui experiência nas áreas de História Social, História Política e Direitos Humanos com ênfase em pesquisas sobre Ditadura, Justiça de Transição e Políticas de Memória no Brasil.

15h30 - MESA 3: Tecendo Experiências a partir de Acervos de História Oral

- Mariana Esteves Martins - Museu da Imigração/SP
Bacharel em História (FFLCH-USP), Especialista em Estudos de Museus (MAC- USP) e Mestre em História Social (FFLCH-USP). Professora da disciplina “História do Colecionismo de Arte: Gabinetes, Thesauri e Museus” do curso de pós-graduação “Museologia, Colecionismo e Curadoria” do Centro Universitário Belas Artes. Coordenadora Técnica do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, sendo responsável pela gestão dos núcleos de Preservação, Pesquisa, Comunicação Museológica e Educativo.

- Patricia Lira - Museu da Imagem e do Som – MIS/SP
Bacharel em História pela USP e Especialista em Gestão Arquivística pela FESPSP. Atualmente ocupa o cargo de Supervisora do CEMIS - Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

- Dalva Soares Bolognini - Memória Social do Cambucí
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Publicidade pela ESPM; formada em Folclore e Cultura Popular Brasileira pelo antigo Museu de Folclore de São Paulo; pós-graduada em Museologia pelo MAE/USP. É ativista sociocultural, atuando principalmente no território onde vive, em São Paulo.

- Mediadora: Carla Nieto Vidal – Expomus
Graduada em História; especialista em Gestão Cultural. É coordenadora de comunicação e estratégias da Expomus, empresa que atua no mercado cultural desde 1981. Coordenou os programas de patrocínio e comunicação das exposições internacionais: O Triunfo da Cor, Picasso e a Modernidade Espanhola, Impressionismo: Paris e a Modernidade , A Herança do Sagrado: obras Primas do Vaticano e Museus Italianos; Mayas: revelação de um tempo sem fim. Integrou a equipe do Museu da Pessoa; foi coordenadora do centro de pesquisa do antigo jornal Gazeta Mercantil.