Adaptação teatral de "O Corcunda de Notre Dame" discute a importância da amizade

Apresentações ocorrem a partir do dia 19 de agosto no Teatro Alfredo Mesquita

Inspirada no clássico livro de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre Dame”, a peça teatral infantojuvenil homônima, entra em cartaz no dia 19 de agosto e permanece até o dia 10 de setembro, no Teatro Alfredo Mesquita. A adaptação relata a perseguição aos ciganos na Paris do século XV, por meio da história de amizade entre a cigana Esmeralda e o corcunda Quasímodo.

Fazendo um paralelo com a sociedade atual, a narrativa aborda o abuso de poder por parte daqueles que regem as leis, e também a perseguição aos excluídos, representados pelos ciganos. “Em diversos momentos da peça nós trabalhamos a questão do social, do porquê ajudar os desfavorecidos”, explica o diretor Cássio Valero.

Valero pretende tornar a história do romance mais leve para cativar o público infantil. A maneira encontrada foi modificando Quasímodo, com uma interpretação mais cômica do personagem. Dessa forma, a peça faz referência à animação da Disney, em que o corcunda fala com as Gárgulas existentes na igreja – no espetáculo, ele conversa com as paredes na catedral de Paris.

Segundo o diretor, o objetivo da peça é trazer às crianças o tema da importância da amizade e de se relacionar com aqueles que são considerados diferentes, respeitando-os como são. Além disso, a trama também tem em foco o romance entre Esmeralda e o capitão Phoebus. “Colocamos em discussão o quão complicado o relacionamento afetivo pode ser na adolescência”, diz Valero. “Os temas serão discutidos nas entrelinhas, queremos que a plateia saia um pouco pensativa”, conclui.