Prefeitura recebe doação de escultura de Ascânio MMM

O artista reconstruiu a obra que já foi exposta na Praça da Sé

A Prefeitura de São Paulo recebeu do Instituto Itaú Cultural a doação de uma obra do artista luso-brasileiro Ascânio Maria Martins Monteiro, conhecido como Ascânio MMM. O monumento foi instalado no saguão da sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, na região central da cidade.

Com 5,35 metros de altura, a peça de alumínio pintado tem um movimento de figura geométrica. Ela fez parte da exposição “Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos”, que ficou em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera, entre maio e agosto deste ano.

“É com imensa satisfação que entregamos esta escultura novamente à cidade”, diz o diretor do instituto Eduardo Saron. “Vale lembrar que ela foi criada com este intuito nos anos de 1970 a pedido do então prefeito de São Paulo, Olavo Egydio Setúbal, um apaixonado pelas artes, fundador do Itaú Cultural e do Acervo de Obras de Arte Itaú Unibanco”, completa.

A primeira versão da obra, moldada em ferro, foi encomendada nos anos 70 a Ascânio MMM por Olavo Egydio Setubal, prefeito de São Paulo entre 1975 e 1979. Ele decidiu reurbanizar a Praça da Sé, no Centro, após as obras da estação Sé do Metrô, e instalou um jardim de esculturas.

A peça de Ascânio ficou neste local por 10 anos, ao lado de outros 13 monumentos, que continuam no mesmo lugar, de importantes nomes da arte brasileira como Amilcar de Castro, Bruno Giorgi, Domenico Calabrone, Caciporé Torres, Felícia Leirner, Francisco Stockinger, Franz Weissmann, José Resende, Marcelo Nithsche, Nicolas Vlavianos, Rubem Valentim, Sérgio Camargo e Yutaka Toyota.

Em 1989, a escultura de Ascânio MMM foi retirada para restauro do jardim por ter sofrido danos considerados irreparáveis.

O curador Paulo Herkenhoff, que escreveu o livro Ascânio MMM: Poética da Razão (editora BEI), sugeriu recentemente ao Itaú Cultural que encomendasse a reconstrução da obra a Ascânio e a incorporasse ao Acervo de Obras de Arte Itaú Unibanco. O instituto contatou o artista e pediu que esculpisse uma peça idêntica à anterior – apenas a matéria-prima mudou de ferro para alumínio pintado. Após exibi-la na mostra que comemorou os 30 anos de existência do Itaú Cultural, na Oca, a obra foi doada à Prefeitura como um presente devolvido para a cidade.

A escultura de Ascânio MMM pode ser vista no saguão da Prefeitura, na entrada pelo Viaduto do Chá, das 8h às 20h. A entrada é livre.

Sobre o Instituto Itaú Cultural
O Itaú Cultural é o braço institucional do Itaú Unibanco voltado para a pesquisa, mapeamento, incentivo, produção e difusão da cultura brasileira em todas as suas áreas de expressão. Neste ano completa três décadas de atuação. Entre outros equipamentos, a instituição mantém o Rumos, um dos programas mais longevos de fomento à cultura brasileira, e a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, a primeira e mais completa rede de informação cultural brasileira na web.

A instituição oferece, ainda, intensa programação gratuita em sua sede em São Paulo, na Avenida Paulista, e, em conjunto com equipamentos culturais parceiros, em todas as regiões brasileiras. Na atualidade, as iniciativas do instituto também chegam a todos os rincões do país por meio de transmissão online.

Desde o início de sua história, o Itaú Cultural promoveu cerca de 6,2 mil atividades focadas nas mais diversas áreas de expressão, inclusive com abrangência internacional. Até o final de 2016, mais de nove milhões de pessoas haviam sido impactadas pelos projetos promovidos pelo instituto ao longo dos 30 anos da sua existência.