Balé da Cidade recebe coreógrafa norte-americana no espetáculo ANATOMIA 1

Criação inédita de Francesca Harper estreia no dia 5 de outubro

Na sede do Balé da Cidade de São Paulo, Francesca Harper inicia a audição para selecionar os bailarinos de sua próxima criação, ANATOMIA 1. Ao som das sinfonias de Johann Sebastian Bach, a coreógrafa nova-iorquina ensina os princípios que aprendeu ao longo de sua carreira, para o melhor desempenho do espetáculo que celebra o poder da unidade e da resiliência humana durante tempos tumultuados. A partir do dia 5, o Theatro Municipal recebe a temporada de estreia desta apresentação.

O que diz Francesca

Francesca, que nunca tinha vindo ao Brasil, é a primeira coreógrafa internacional convidada por Ismael Ivo, diretor artístico da companhia desde janeiro deste ano. Ambos se conheceram em Nova York, na tradicional Escola de Dança Alvin Ailey, fundada em 1958. “Ismael Ivo e eu nos conhecemos na Alvin Ailey School, em Nova York. Nós dois éramos estudantes naquela época, e eu me lembro de que ele era um lindo dançarino. Mais tarde, tornei-me sua professora quando se preparava para o Festival ImPuls Tanz, em Viena. E nossa parceria é desta maneira há dois anos. Somos como irmãos. Não é fácil encontrar alguém que se conecte com você, artisticamente”, diz.

O que diz Ismael Ivo

Para o diretor do Balé da Cidade, ANATOMIA 1 tem o objetivo de reforçar uma imagem, determinar uma época e leva ao questionamento da era do pós-desastre e o renascimento da humanidade. “Eu preparei o título do espetáculo, que se chama ANATOMIA 1, e fiz a escolha da música de Bach, pois a Francesca Harper responde muito precisamente à obra do compositor alemão. Ela teve total liberdade para criar, com colaboração das minhas ideias iniciais e com a dos bailarinos”, explica o diretor.

A coreógrafa

O repertório de Francesca é extenso. Passou pelo Dance Theatre of Harlem, em Nova York; foi solista por cinco anos no Ballet Frankfurt, sob a direção do coreógrafo norte-americano William Forsythe; e trabalhou ao lado dos estilistas Issey Miyake e Gianni Versace. Uma de suas atividades mais memoráveis foi quando prestou consultoria de balé para o filme Cisne Negro, do diretor Darren Aronofsky. Estrelado por Natalie Portman, a atriz ganhou o Oscar ao interpretar Nina, uma bailarina obsessiva pela dança. “Ao assistir ANATOMIA 1, o espectador pode aguardar pelo inesperado”, finaliza Francesca.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. 3053-2090. De 5 a 8/10, 20h. Dia 14, 20h. Dia 15, 17h. A partir de R$ 20.