Espetáculo “Pinocchio” desperta novos olhares sobre a paternidade

Peça inspirada no clássico literário terá temporada entre os dias 21 de abril e 21 de julho em casas de cultura

A história do boneco de madeira criado por Gepeto, o Pinocchio, escrita em 1881 pelo italiano Carlos Collodi, é um clássico da literatura infantil. Inspirada no romance “As Aventuras de Pinocchio”, A Peste – Cia Urbana de Teatro apresenta o espetáculo “Pinocchio”, em casas de cultura, entre os dias 21 de abril e 21 de julho, integrando o Circuito Municipal de Cultura.

Com direção de Pamela Duncan, a montagem gira em torno da proposta do teatro físico-visual, isto é, as ações dos corpos dos atores vão além do texto e novos recursos tecnológicos são utilizados ressignificando o cenário e o figurino. No momento em que o menino Pinocchio mente e o seu nariz cresce, por exemplo, o artista multimídia Giuliano Scanduzzi projeta um recurso de animação que faz o movimento parecer realidade.

Contudo, a adaptação teatral não foca em Pinocchio como um menino mentiroso, mas na relação entre pai e filho da história. Segundo Duncan, “a mentira faz parte do processo natural da infância, sobretudo das experiências e aprendizados. Já o fato de Gepeto criar um boneco de madeira com o desejo de tê-lo como filho de carne e osso e isso se realizar, dispara muitos gatilhos para reflexão, principalmente pela expectativa de ter criado a criança sem defeitos”, explica.

Ao mostrar que, assim como os filhos, os pais também erram e o perdão mútuo deve representar um sinal de recomeço, a peça conquista não só o público infantil como também o adulto. “Como estamos acostumados com a maternidade nas ficções, a busca pela ancestralidade paterna se torna um elemento surpreendente do espetáculo”, conclui Duncan.

Por Juliana Pithon

Serviço:

| Casa de Cultura Raul Seixas. Rua Murmúrios da Tarde, 211, José Bonifácio. Zona Leste. Tel. 2527-4142| Dia 21/04, 16h.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - M’Boi Mirim. Zona Sul. Tel.: 5514-3408| Dia 24/04, 16h.

| Casa de Cultura da Brasilândia. Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123| Dia 27/04, 13h.

| Casa de Cultura de Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897| Dia 21/06, 13h. Grátis. Livre.