Mostra “Retromania 80” traz ao CCSP filmes que homenageiam os anos 1980

“It – A Coisa”, “Demônio de Neon” e “Blade Runner 2049” estão entre os destaques da programação, que vai até o dia 8

A indústria de Hollywood tem se apoiado, nos últimos anos, na estratégia de refilmar ou reinventar grandes sucessos do passado, apostando na nostalgia dos mais velhos, aliada ao potencial de consumo das plateias mais jovens. Pensando nessa questão nostálgica, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) criou a mostra “Retromania 80”, focada nos anos 1980. São exibidos filmes que melhor capturam a atmosfera daquela década ou que recriam alguns de seus sucessos. As sessões acontecem entre 1º e 8 de maio.

Entre os destaques da programação, estão filmes recentes que não se passam nos anos 1980, mas que reinventaram os clássicos daquela época. O primeiro é “Blade Runner 2049”, de Denis Villeneuve, que recriou o universo apresentado por Ridley Scott no filme lançado em 1982. Apesar de não ter alcançado sucesso de bilheteria, o longa-metragem teve boa recepção crítica e garantiu a Roger Deakins o seu primeiro Oscar de Melhor Fotografia, após ele ser indicado 14 vezes na categoria. Outra distopia futurista, “Mad Max – Estrada da Fúria” trouxe de volta o diretor do original de 1979, George Miller, em aventura com contornos feministas.

Lançado em 1986, o livro “It”, de Stephen King, foi adaptado para os cinemas por Andy Muschietti em “It – A Coisa”. Embora o livro comece a ação nos anos 1950, o longa-metragem optou por ambientá-la na década de 1980, aproximando a obra de outro filme saído dos livros de King: “Conta Comigo” (1986), de Rob Reiner, também um retrato de um grupo de crianças.
Embora se passe na atualidade, o polêmico “Demônio de Neon”, do dinamarquês Nicolas Winding Refn, traz uma estética retrô que remete aos anos 1980 para abordar a carnificina no mundo da moda.

Por Gabriel Fabri

Confira a programação completa em: http://centrocultural.sp.gov.br/site/eventos/evento/retromania-80/