Peça “Ãrrã” investiga o pensamento humano

Espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido entra em cartaz em dois teatros municipais durante o mês de março

Levar ao palco cenas, aparentemente, simples e banais do cotidiano, mas que por vezes passam despercebidas, é a ideia de “Ãrrã”. A expressão interpreta a segunda montagem do músico e compositor Vinicius Calderoni. O espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido entra em cartaz nos teatros municipais Alfredo Mesquita, nos dias 4 e 5; e no Paulo Eiró, entre os dias 11 e 13.

Nesta montagem, os atores Luciana Paes e Thiago Amaral se desdobram para representar diversos personagens, entre eles espectadores que assistem a um recital de violoncelo, um casal em seu primeiro encontro e um homem que dialoga com o GPS de seu carro. Todas as situações retratadas por Calderoni acontecem para investigar e expor o que se passa no pensamento das pessoas, que nem sempre têm relação com o lugar onde estão fisicamente.

“Tudo se refere a assuntos engraçados ou curiosos que movem a gente. O critério é encantar e surpreender e, assim, poder chamar as pessoas a verem coisas que passam nas suas cabeças, mas não dão atenção”, explica o diretor, que também é integrante do grupo 5 a Seco.

O cenário cria as diversas possibilidades sugeridas pelo autor. Em palco, apenas uma prancha de madeira móvel permite que os dois atores criem as diversas situações propostas. “É uma montagem curinga, porque dá margem a diferentes configurações cênicas. Eles conseguem mover o objeto de várias maneiras”, explica.

“Ãrrã” é a segunda parte de uma trilogia denominada “Placas Tectônicas”. A primeira peça, “Não Nem Nada”, foi encenada no ano passado, sendo finalista do Prêmio Shell nas categorias melhor autor e melhor atriz (Renata Gaspar), em 2014.

Por Letícia Andrade 

Serviço:| Teatro Municipal Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Zona Norte. Dias 4 e 5, 21h. Dia 6, 19h.
| Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0449 e 5686-8440. Dias 11 e 12, 21h. Dia 13, 19h. | Grátis (retirar uma hora antes)