Cia. Le Plat Du Jour apresenta versão moderna de “Chapeuzinho Vermelho”

Espetáculo premiado com o APCA chega às Casas de Cultura Chico Science e Salvador Ligabue e ao Centro Cultural Tendal da Lapa

“O mais curioso é que foi feito na garagem da minha casa e partiu de uma ideia muito simples: é de dentro de um armário que acontece a história”, conta Carla Candiotto, co-fundadora da Cia. Le Plat Du Jour, a respeito da peça “Chapeuzinho Vermelho”. Vencedora do prêmio APCA de Melhor Espetáculo Infantil em 2001, a montagem traz para os dias de hoje o conto de fadas clássico, registrado em livro por Charles Perreault e posteriormente pelos irmãos Grimm. As apresentações acontecem nas Casas de Cultura Chico Science, no dia 6, e Salvador Ligabue, no dia 23, e no Centro Cultural Tendal da Lapa, no dia 26.

Dirigida por Fernando Escrich, a peça apresenta duas palhaças, interpretadas por Renata Maia e Renata Bruel, que descobrem um armário repleto de chapéus. Assim, elas resolvem brincar, recriando a história da Chapeuzinho Vermelho, conto em que uma garota precisa atravessar uma floresta para visitar a sua avó.

Segundo Carla, a simplicidade do espetáculo estimula as crianças a perceberem que elas mesmas podem também brincar de criar e recriar histórias. “É algo que você pode fazer na sua casa”, conta ela, que acredita que a peça também sensibiliza os pais para incentivá-las nesse sentido.

Toda a encenação é repleta de brincadeiras lúdicas e muito humor. Um exemplo é a cena em que a Chapeuzinho encontra um jacaré e não fica com medo: ela o almoça. “Ela não é uma menina bobinha”, comenta Carla. Os momentos que as crianças mais gostam, entretanto, são aqueles envolvendo o Lobo Mau. “Quando ele aparece e quando ele se dá mal”, pontua.

Para Carla, que atuou no espetáculo na primeira montagem, em 2001, a peça também é envolvente para os adultos. “Eles se vêem preocupados com a personagem, uma criança que tem que conviver com os perigos do mundo”, explica. Além de trabalhar com um tema caro para os pais - o medo de que o filho saia de casa sozinho, tópico presente no conto original -, a montagem da Cia. Le Plat Du Jour também traz piadas voltadas para esse público. As risadas são para todos.

Por Gabriel Fabri

Serviço: | Casa de Cultura Chico Science. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 6, 10h
| Casa de Cultura Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 23, 11h
| Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1.100 - Lapa. Zona Oeste. Tel.: 3862 1837. Dia 26, 11h
| Grátis