Solidão inspira tema de espetáculo “A.B.ISMO”

Cia. do Estômago apresenta temporada de 9 de abril a 25 de junho pelo Circuito Municipal de Cultura

Comportamento humano, conflitos e traumas vividos por pessoas desconhecidas são abordados em uma história inusitada na peça “A.B.ISMO”, da Cia. do Estômago. Em abril, o espetáculo sobe aos palcos da Casa de Cultura Butantã, da Biblioteca Pública Álvares de Azevedo e do Teatro Martins Penna, e segue para outros equipamentos culturais até 25 de junho, integrando a programação do Circuito Municipal de Cultura.

A influência da metrópole na vida das pessoas foi o ponto de partida para o texto da peça. “Quando me mudei para São Paulo, percebi que, quanto mais a sociedade esconde seus traumas, mais ela fica traumatizada”, reflete o roteirista, Lucas Arantes, que escreveu a obra a convite da companhia.
No enredo, dois homens, A e B, se encontram para alugar um apartamento: o proprietário, que pretende alugar o imóvel para viver no interior, e o interessado no imóvel, que precisa encontrar um lugar para morar no centro da cidade. Desse encontro de dois homens solitários, surge um convívio de estranhamento e, ao mesmo tempo, de aproximação.

“A ideia foi colocar esses dois desconhecidos dentro de uma situação inusitada e ver como eles se comportariam nessa relação”, revela Arantes. Ao longo da trama, desenrolam-se situações abstratas de conflito e embate psicológico, que resultam na transformação desses sujeitos. “O público, então, começa a ficar em dúvida: eles já se conheciam ou não?”, completa.

Também personagem na história, o edifício é o abismo que dá nome à peça. Segundo o autor, ele é o símbolo da modernidade, que determina o olhar do homem na cidade, e sua grandiosidade está relacionada ao abismo social. “Entre uma pessoa e outra, tem sempre um abismo, uma fissura”, explica Lucas. E conclui: “o prédio reúne vários abismos de pessoas desconhecidas e cada um tem suas próprias histórias”.

Por Fernanda Matricardi

Serviço:
| Casa de Cultura do Butantã. Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste. Dia 9, 20h30. Grátis.
| Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Pça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. Zona Norte. Dia 14, 14h30. Grátis.
| Teatro Municipal Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Zona Leste. Dias 16 e 17, sáb. 20h e dom. 19h. Grátis (retirar ingresso 1h antes).
| Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, altura no nº 6900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. De 20/5 a 22/5, sex. e sáb. 20h, dom 19h. Grátis.
| Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul. Dia 26/5, 19h. Grátis.
| Casa de Cultura de São Miguel Paulista – Antonio Marcos. Rua Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso – São Miguel Paulista. Zona Leste. Dia 18/6, 15h. Grátis.
| Biblioteca Pública Mário Schenberg. Rua Catão, 611, Lapa. Zona Oeste. Dia 25/6, 19h. Grátis.
Duração: 60 minutos. Classificação: 18 anos.