Atriz interpreta sensações reais vividas durante a gravidez

“Meu Trabalho é um Parto” entra em cartaz na programação do Circuito Municipal de Cultura, entre os dias 4 e 29 de maio

Em 2009, a atriz Veridiana Toledo resolveu engravidar. No entanto, a possibilidade de realizar um sonho veio acompanhada do medo de ficar desempregada. Pensando nisso, resolveu escrever um monólogo cômico sobre o tema, resultando no espetáculo “Meu Trabalho é um Parto”, que marca a sua estreia como dramaturga. Sucesso de crítica e público em 2011, a peça entra em cartaz na programação de maio do Circuito Municipal de Cultura, chegando às bibliotecas públicas Castro Alves e Prefeito Prestes Maia, nos dias 4 e 9, respectivamente, e ao Teatro Municipal Leopoldo Fróes, entre os dias 27 e 29.

“Os partos são variados, mas a gravidez é uma só”, afirma a atriz. Partindo desta ideia, a montagem enfoca relatos caricatos de diferentes tipos de sensações e peripécias durante a gestação. Veridiana teve que escolher entre milhares de histórias para, no fim, compor 12 personagens. Todos os depoimentos de grávidas e ex-grávidas foram retirados de mídias sociais, como blogs e o Facebook.

Sob a direção de Heloisa Cintra e Marcelo Galdino, a montagem aborda inúmeras situações embaraçosas e engraçadas vividas na espera por um bebê: “Interpreto personagens populares que assumem seus pensamentos e expõem as bobagens que passam pela cabeça durante uma gravidez. Selecionei histórias de mulheres de várias regiões do Brasil”, revela a atriz.

Segundo Veridiana, o cenário, assinado por Marisa Bentivegna, reforça outros sentimentos, como o de acolhimento: “Ele tenta reproduzir as texturas e o calor do ventre materno. Usamos telões de rede de proteção de construção e bordados com rendas e lã. Também há um banquinho que parece um feijão ou um feto, além de um carrinho antigo de bebê e uma malinha de maternidade”, finaliza.

Por Letícia Andrade

Serviço: | Biblioteca Pública Castro Alves. R. Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente. Zona Sul. | tel. 2946-4562. Dia 4, 15h. Grátis (não é necessário retirar ingresso). Livre.
| Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia. Av. João Dias, 822, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0513. Dia 9, 14h. Grátis (não é necessário retirar ingresso). Livre.

| Teatro Municipal Leopoldo Fróes. Rua Antonio Bandeira 114.| tel. 5541 7057. Zona Sul. Dias 27 e 28, 20h. Dia 29, 19h. Grátis(retirar ingresso a partir de uma hora antes). Livre.