4ª Mostra de Teatro de Bonecos apresenta espetáculo lúdicos em São Paulo

Cerca de 50 apresentações serão realizadas no mês de maio, em teatros, CEUs e parques

Linhas, luvas, máscaras e marionetes. A 4ª Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos, realizada pela Cooperativa Paulista de Teatro, traz à capital paulista a técnica e a linguagem da manipulação de bonecos. Grupos de várias regiões do Brasil se apresentam, de 13 a 20 de maio, em teatros, CEUs e parques, pelo Circuito Municipal de Cultura.

“O projeto surgiu do desejo de que todas as pessoas tenham a oportunidade de se encantar com o teatro de bonecos, como aconteceu comigo”, conta Ana Clara Marques, diretora de produção e idealizadora do projeto. A ideia principal é democratizar a arte e, assim, estimular a formação de novos públicos em todas as regiões da cidade. “Levar a arte até onde as pessoas estão é dizer-lhes que elas fazem parte da cultura, pois sem o espectador não existe arte”, completa.

Realizada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, a mostra teve sua primeira edição em 2010. A diretora explica que, a cada edição, as linguagens estéticas abordadas mudam e grupos diferentes são convidados. Neste ano, as técnicas de manipulação apresentadas incluem mamulengo (tipo específico de fantoche), marionetes com fio, manipulação com vara, luvas, máscaras, animação corporal e manipulação de objetos para criação dos bonecos e formas animadas.

Dos 150 grupos que se inscreveram para participar do festival, do Brasil, América Latina e Europa, nove foram selecionados, constituídos por dois a seis integrantes cada. A escolha contemplou os critérios de excelência artística do espetáculo, histórico do grupo, pluralidade de linguagens e adequação às necessidades técnicas do evento. Entre os escolhidos estão o grupo Tato Criação Cênica, de Curitiba/PR, que apresenta “Tropeço” no Teatro Municipal João Caetano, e o grupo Caravan Maschera, de Atibaia/SP, que apresenta “Vidas Secas” no Teatro Municipal Cacilda Becker.

Segundo Ana, esse modelo lúdico de teatro promove a inclusão social e cultural e, para alcançar esse objetivo, foram convidadas escolas ao entorno do local para assistir aos espetáculos. “O encanto do teatro de bonecos iguala as pessoas, o que a gente vê nos rostos é o brilho nos olhos, não importa a classe social, o bairro, a educação”, conclui.

Por Fernanda Matricardi

Serviço:
CEU Meninos. Rua Barbinos, s/nº, São João Clímaco – Ipiranga. Zona Sul. Dias e 17, 10h e 15h.
Teatro Municipal João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. Dia 18, 20h30.
Duração: 50 min. Faixa ou indicação etária: 14 anos para as apresentações nos Teatros Municipais. Livre para as demais.