Grupo Português estreia recital infantil no Centro Cultural São Paulo

“Poemas para bocas pequenas”, da Cia. Stage One fica em cartaz entre os dias 25 e 26, na Sala Jardel Filho

 Em 2014, estreava em Lisboa o recital infantil “Poemas para bocas pequenas”. Agora, entre os dias 25 e 26, o Grupo Stage One encena o espetáculo na Sala Jardel Filho, do Centro Cultural São Paulo, integrando a Mostra Portuguesa de Teatro para Infância.

A apresentação é construída a partir de poesias dos autores portugueses Sidónio Muralha, Luísa Ducla Soares, António Torrado e Fernando Miguel Bernardes e de obras do cancioneiro popular do país. O roteiro trata de temas pertinentes às crianças entre 3 a 5 anos e proporciona uma viagem ao mundo destas, passando por vários ambientes como família, casa, rua, tempo, terra, ar ou medo.

“Os poemas falam sobre coisas da vida. Por isso, uns já existiam e outros foram escritos depois de algumas sessões de filosofia com e para crianças”, conta a diretora e intérprete Margarida Mestre. Segundo ela, a apresentação dos poemas tem uma atenção especial à musicalidade, o que sugere universos sonoros específicos da infância. Para isso, Margarida e o intérprete António-Pedro tocam diversos instrumentos, entre eles bateria, pandeiro, chocalho e cavaquinho, além de objetos inusitados que também emitem sons, como apitos, sementes e um saco plástico.

Orientada por simples formas sonoras, espaciais e visuais, a montagem ora enquadra, ora esconde, ora revela palavras faladas ou cantadas, levando o público a pensar e sentir a poesia.

Depois da sessão do dia 25, haverá um bate-papo sobre o processo de criação do grupo, além da apresentação do livro homônimo ao espetáculo, lançado em 2015.

Por Letícia Andrade

Serviço: | 80 pessoas (40 crianças de 3 a 5 anos e 40 adultos). Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Centro. Dias 25 e 26, 16h. 40 min. Grátis (retirar ingresso a partir das 14h)