“Remetente: Gandhi” conta a história do pacifista indiano para crianças

Peça entra em cartaz na Casa de Cultura Chico Science e nas bibliotecas Hans Christian Andersen, Álvares de Azevedo e Mário Schenberg, entre os dias 5 e 15

Um dos nomes mais importantes da luta pela paz do século 20, Mahatma Gandhi terá um pouco de sua história contadapara as crianças na peça “Remetente: Gandhi”. Sob a direção de Tiago Real, o espetáculo entra em cartaz na Casa de Cultura Chico Science e nas bibliotecas públicas Hans Christian Andersen, Álvares de Azevedo e Mário Schenberg, entre os dias 5 e 15 de junho.

“Não me interessava mais contar histórias clássicas e já conhecidas. Estava em busca de algo realmente novo para a garotada. Então me veio a pergunta: no mundo violento em que vivemos, não seria a paz um valor fundamental a ser cultivado desde criança?”, questiona Real. Antes de viabilizar a ideia, o diretor conta que teve como principal desafio transformar a vida de Gandhi em um relato atrativo para o público infantil.
Com a ajuda de uma espécie de telão encantado chamado Telonaldo, Tiago Real e Melissa Vaz revivem os momentos mais marcantes do ativista indiano. “Esse elemento cênico serve de apoio aos atores. Diria mais: que é o terceiro personagem. É ele que cria toda a magia do espetáculo e conduz toda a história, convidando a plateia para uma viagem à Índia”, explica Real.

Líder pacifista indiano e principal personalidade da independência do país, então colônia britânica, Gandhi ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio da não-violência. Além disso, também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia.

Na montagem, os atores representam mais de dez personagens. Melissa interpreta as figuras femininas, enquanto Tiago as masculinas. No entanto, Gandhi é encarnado por ambos, para mostrar que as ideias defendidas por ele podem ser assimiladas por qualquer pessoa, independentemente do gênero.

Por Letícia Andrade

Serviço:| Casa de Cultura Chico Science.Av. Tancredo Neves, 1265 V.Nancy. Zona Sul. Dia 5, 10h
| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen.Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Zona Leste. | tel. 2295-3447. Dia 11, 14h
| Biblioteca Pública Álvares de Azevedo. Pça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. Zona Norte. | tel. 2954-2813.Dia 12, 11h
| Biblioteca Pública Mário Schenberg. R. Catão, 611, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3672-0456 e 3675-1681. Dia 15, 14h
| Grátis (Nas casas de cultura e bibliotecas públicas não é necessário retirar ingressos). 55 min. Livre.