Palhaços levam teatro ambulante ao CCSP

Academia de Palhaços encena cinco peças na área de convivência do Centro Cultural São Paulo

Diversificado, colorido e ágil, o encanto do circo ganha roupagem teatral no projeto itinerante “O maravilhoso teatro ambulante”, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro, da Secretaria de Cultura. No palco de uma Kombi, a Academia de Palhaços encena no Centro Cultural São Paulo, entre 6 e 10 de julho, um espetáculo diferente por dia.

 
Sob direção de Fernando Neves, do grupo Os Fofos Encenam, a Academia apresenta cinco peças, entre clássicos do circo-teatro e de autores populares: “O teatro mambembe do Doutor Fracassa”, “Lágrimas de mãe”, “As desgraças de uma criança”, “Nosferatu - O vampiro das sombras” e “A Paixão de Cristo segundo São Rubinho”.

As encenações utilizam a linguagem circense para transitar entre o drama, a pantomima, o teatro de revista e a comédia de costumes. “O palhaço, no teatro, é um personagem cômico, tem situação, tem conflito e faz refletir”, explica Fernando Neves.
A partir da ideia do circo que anda e que muda, a proposta surgiu com o objetivo de levar essa arte à periferia. Desde seu início, em 2014, o grupo realizou 14 apresentações. “É muito gratificante esse projeto”, afirma o diretor. E, para o futuro, garante: “A Kombi vai continuar, é o nosso diamante.”

| Fernanda Matricardi

| Centro Cultural São Paulo – área de convivência. Centro. Dias 6 (“O teatro mambembe do Doutor Fracassa), 7 (“Lágrimas de mãe”), 8 (“As desgraças de uma criança”), 9 (“Nosferatu - O vampiro das sombras”) e 10 (“A Paixão de Cristo segundo São Rubinho). De 4ª a sáb., 21h. Dom., 20h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)