Musical “A Baixa Augusta” recria a história da rua paulistana

Espetáculo da Cia. Das Ópera-Das estreia dia 29 no Centro Cultural Olido

 Depois de um levantamento historiográfico feito sobre a Rua Augusta, importante via da capital paulista, a Cia. Das Ópera-Das criou o musical "A Baixa Augusta". Sob a direção de André Mattos, a peça estreia dia 29, no Centro Cultural Olido.

Segundo o diretor, a importância da rua para a noite paulistana e a proximidade do grupo com o local foram os principais motivos que chamaram a atenção para a criação da montagem. “Buscamos referências dentro da história. Conseguimos nos apropriar de vários momentos importantes para recriar toda a grandeza desse local”, explica.

Palco de bares, festas e reduto de jovens desde a década de 1960, a rua Augusta, desde que foi aberta, em 1891, se reinventa a cada época, com abertura ou fechamento de suas lanchonetes temáticas, salões de beleza, lojas de roupas exóticas, entre tantos outros. Muitas dessas construções também deram espaço a prostíbulos, em decorrência da desvalorização imobiliária.

Por meio da estética burlesca, o espetáculo traça um paralelo entre a trajetória do local e a cafetina Augusta, dona de um cabaré localizado nesta via. Envolvida em lembranças, ela recorda-se com alegria e bom humor de amores, amizades, encontros, perdas e ganhos vivenciados ao longo dos anos que passou na noite paulistana. “Personificamos a rua neste ambiente de cabaré”, conta Mattos.

A encenação analisa e reflete sobre o desenvolvimento urbano e social da rua, além de sua decadência. Os personagens representam momentos significativos dessa história.

Por Letícia Chiantia

Serviço: Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dias 29 e 30, 20h. + 16. 60 min. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).