Cia Lira dos Anjos leva serenatas para a Biblioteca Clarice Lispector

Projeto “Serenando” traz espaço lúdico e cardápio de músicas entre os dias 2 e 16 de julho

Receber uma serenata na sua janela, para quem vive em uma cidade como São Paulo, parece o tipo de coisa que só acontece em filmes. Mas essa experiência pode ser vivida na Biblioteca Clarice Lispector, de maneira bastante lúdica, com o projeto Serenando, da Cia. Lira dos Anjos, que acontece aos sábados, entre os dias 2 e 16 de julho. Com um cenário que simula uma janela de 2 metros de altura, o público tem a chance de escolher uma canção entre quase 100 músicas para a banda tocar.

 “Uma por uma, as pessoas sobem na janela e nós cantamos a música escolhida, como se fosse uma serenata tradicional”, explica Rita Coelho, integrante da companhia. Na estrutura, há também uma janela mais baixa, para as crianças e pessoas com deficiência. “O espaço da janela é um espaço lúdico, e as crianças adoram”, afirma. O repertório inclui um cardápio só de músicas infantis, como “Se essa rua fosse minha” e “O Cravo Brigou com a Rosa”.

O repertório adulto inclui canções de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Cândido das Neves e Beth Carvalho, além de canções como a cantiga de roda “Trem da Minha”, de autor desconhecido. Entretanto, o grupo muitas vezes improvisa, com músicas que não estão em sua lista. “Sempre pedem alguma do Roberto Carlos, por exemplo”, conta Rita.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Biblioteca Pública Clarice Lispector. R. Jaricunas, 458, Bairro Siciliano. Zona Oeste. | tel. 3672-1423. De 2 a 16. Sáb., 11h. Grátis