Brecht inspira nova peça da Cia. Les Commediens Tropicales

“Baal.material” estreia dia 20, no Teatro Municipal João Caetano

 Depois de remontar no início do ano praticamente todos os espetáculos que formam seu repertório, a Cia. Les Commediens Tropicales estreia seu novo trabalho, “Baal.material”, dia 20, no Teatro Municipal João Caetano. O projeto, que comemora os dez anos do grupo, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura.

De criação coletiva e composta em parceria com os músicos do Quarteto à Deriva, a montagem é baseada na primeira peça de Bertolt Brecht e dialoga com o teatro contemporâneo.

Entre os motivos da escolha da obra, a atriz Tetembua Dandara aponta as contradições presentes no texto. “Essa peça é a mais crua dentro das questões dialéticas que Brecht coloca. Não é um teatro didático. E é isso que interessou muito a gente. O caminho desse criador, cujo fim é a destruição.”

Sem estrutura narrativa ou personagens definidos, a montagem procura trazer a essência da escrita do dramaturgo. “Temos um conceito de encenação. As questões levantadas são apresentadas por nós, ora pela música, ora por elementos do texto”, explica a atriz. “Não nos interessava a figura Baal. Por isso, falamos que o nosso Baal é ‘material’, porque serve de material para a nossa criação”, comenta. No texto original de Brecht, cuja estreia aconteceu em 1923, na Alemanha, o personagem-título é um poeta e cantor bêbado que se envolve em trágicas histórias de amor.

Por Letícia Chiantia

Serviço: Teatro Municipal João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 20/10 a 13/11. 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes). +14 anos.