Cia. Ocamorana apresenta peça sobre a Revolta de 1924

“1924 - A Revolução Esquecida” ficará em cartaz nos teatros municipais Cacilda Becker e João Caetano, a partir do dia 4 de novembro

Trazendo à tona os conflitos da Revolução Paulista de 1924, em São Paulo, e contrastando com a realidade paulista atual, a Cia. Ocamorana apresenta o espetáculo “1924 – A Revolução Esquecida”. Retratada de forma literal e metafórica, a peça ficará em cartaz entre os dias 4 e 20 de novembro, no Teatro Cacilda Becker, e de 1º a 11 de dezembro, no Teatro Municipal João Caetano.

O espetáculo relembra o episódio em que São Paulo foi ocupada pelo exército tenentista, por 23 dias, entre 5 e 28 de junho de 1924. Os militares que estavam insatisfeitos com a república velha instaurada no governo, lutavam para destituir o então presidente Arthur Bernardes. Mas, como represália ao movimento paulista, o presidente ordenou que as tropas legalistas agissem contra a população civil, por meio de bombardeios aéreos e terrestres, resultando na morte de cinco mil pessoas.

Ao retratar os momentos de terror vividos pela população durante a ocupação do exército, a peça conta a história de pessoas, na maioria imigrantes, que buscaram refúgio na hora dos bombardeios e do fogo cruzado na cidade. O enredo se desenvolve a partir do momento em que alguns conseguem se esconder dentro de um teatro. A partir de então, os personagens começam a relembrar suas histórias de luta pela sobrevivência. Dessa forma, o espetáculo não é apenas o registro desse fato histórico, mas retrata também o drama dos refugiados, um tema presente tanto em nosso passado quanto em nosso presente.

Por Bruna Pinheiro