Peça infantojuvenil mostra diversidade cultural do sertão brasileiro

“Sertão encantado” é apresentada dia 18 no Teatro Arthur Azevedo

O coletivo Cia. Contraste faz uma única apresentação no Teatro Arthur Azevedo da peça infantojuvenil “Sertão Encantado”. Com texto e direção de Diego Sammer, o espetáculo, encenado no dia 18, é inspirado nas festas de São João, mais especificamente nas quadrilhas juninas da cidade de Araguaína, no estado do Tocantins. “E também em suas histórias de amor”, completa o diretor.

Segundo Sammer, a peça procura mostrar para o público a importância da cultura brasileira, em toda a sua diversidade, para quebrar preconceitos. “Expondo o Norte e o Nordeste, mostrando que o sertão brasileiro não é seca e tristeza, mas sim, fartura e alegria”, explica. Músicas e figurinos tradicionais das festas de São João são alguns elementos do sertão retratados no espetáculo – há, inclusive, o clássico trio composto por sanfona, triângulo e zabumba, um tipo de tambor.

A peça conta a história de amor entre Rosinha e Pirilampo, relacionamento que é abalado pelo feiticeiro chamado Senhor Cumará, que também está apaixonado por Rosinha. Segundo o diretor, o personagem do vilão foi inspirado na figura icônica do Lampião, líder cangaceiro pernambucano.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2604-5558. Dia 18, 16h. Grátis