Adaptação de “Leite Derramado”, de Chico Buarque”, chega ao CCSP

Sob direção de Roberto Alvim, da Cia. Club Noir, peça tem apresentação única no dia 25 de janeiro

O quarto romance de Chico Buarque, “Leite Derramado”, foi adaptado e ganhou uma versão teatral nas mãos do diretor Roberto Alvim, da Cia. Club Noir. A peça, homônima ao premiado livro do artista, lançado em 2009, tem apresentação única no dia 25 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

“É uma espécie de tradução cênica do inconsciente da obra: o sonho do romance. Trata-se de um haicai, ou seja, a síntese poética da história do Brasil desdobrada por meio da trajetória da família do protagonista”, explica o diretor, também responsável pela adaptação.

Segundo Alvim, a versão final foi concebida depois de outros sete formatos elaborados ao longo de um ano. Todo o trabalho foi acompanhado de perto por Chico Buarque. “Minha intenção fundamental foi instaurar uma cena que fizesse jus à grandeza do romance”, afirma.

A peça conta a vida do protagonista Eulálio D’Assumpção que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. Herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa, Eulálio relembra a história de todos os seus antepassados.

De acordo com o diretor, a prioridade foi retratar a construção da identidade do país e as mazelas da população. “Retirei os aspectos psicológicos e personalistas e foquei a adaptação na premissa de que Eulálio é a personificação da inconsciência nacional. Assim, a obra prioriza os atravessamentos de eventos cruciais da história do Brasil na vida do protagonista.”

| Letícia Chiantia

Serviço: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 25, às 20h30. 60 min. +14. Grátis. (Retirada de ingressos a partir de duas horas antes).