Dia do Circo será comemorado com a Semana Piolin

Centro de Memória do Circo traz diversas atrações entre os dias 24 e 29 de março

 Para celebrar o Dia do Circo, oficialmente comemorado no dia 27 de março, o Centro de Memória do Circo promove a Semana Piolin que traz uma programação especial de espetáculos, visitas monitoradas e exibição de filmes, entre os dias 24 e 29 de março. O evento homenageia o Palhaço Piolin, um dos nomes mais importantes do circo brasileiro.

A programação tem início no dia 24, às 15h, com uma visita monitorada ao acervo do Centro de Memória do Circo, que irá percorrer as duas reservas técnicas da instituição e discutir aspectos da criação de uma museologia própria para o espaço. Nos dias 25 e 26, às 13h, a visita monitorada será pela exposição “Hoje Tem Espetáculo”, que traça um panorama da história do circo no Brasil entre 1830 e 2009. As visitas possuem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas por e-mail.

No dia 27, às 12h, a Cia. Raso da Catarina leva à Rua Dom José de Barros diversas atrações tradicionais circenses, no evento “O Circo Chegou”, com apresentações de palhaços, mágicos e malabaristas. Às 14h, acontece o “Piolin, Paissandu e o Dia do Circo”, uma palestra ministrada pela coordenadora do Centro de Memória do Circo, Verônica Tamaoki, que falará sobre a importância do Largo do Paissandu para a história do circo, sobre a carreira do palhaço Piolin, e a criação do Dia do Circo. No mesmo dia, será realizada uma caminhada pelo Largo, passando pelos principais lugares históricos. Por fim, também na Rua Dom José de Barros, às 17h, o “Circo no Beco” traz malabaristas e artistas circenses em uma grande homenagem ao palhaço Piolin.

Já nos dias 28 e 29, o projeto “Cine Circo Comentado” traz ao Cine Olido filmes sobre Piolin. No dia 28, às 19h, será exibido “Tico Tico no Fubá” (1952), do diretor Adolfo Celi, que narra a história do compositor popular Zequinha de Abreu (Anselmo Duarte), que conta com a participação de Piolin no elenco. Após a exibição, haverá um debate com Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo Parlapatões. No dia 29, às 19h30, será reproduzido “Piolin: o corpo e a alma do circo” (2015), de Walter Sousa Jr. e, ao final, haverá uma conversa com o próprio diretor.

O Dia do Circo é comemorado no aniversário de Piolin. Nascido no dia 27 de março de 1897, o palhaço, de nome Abelardo Pinto, se tornou uma grande referência do circo nacional, tendo armado o Circo Piolin no Largo do Paissandu, onde fez temporada por mais de 30 anos. Em 1972, ergueu seu circo no Belvedere do Museu de Arte de São Paulo – MASP, durante as comemorações do cinquentenário da Semana de Arte Moderna, mesmo ano em que a data de seu aniversário foi declarada oficialmente como o Dia do Circo.

Por Bruna Pinheiro

Serviço: Centro Cultural Olido. Centro de Memória do Circo. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399. De 24/03 a 29/03. Sex. a Dom., das 12h às 20h. Grátis. Livre.