Cultura popular e história bíblica inspiram espetáculo da Cia. Ouro Velho

“O Novo Rei do Beleléu” está em cartaz entre os dias 4 e 26 de março, no Teatro Alfredo Mesquita

O nascimento de Jesus Cristo e elementos da cultura popular brasileira se misturam na concepção de “O Novo Rei do Beleléu”, que a Cia. Ouro Velho apresenta entre os dias 4 e 26 de março, no Teatro Alfredo Mesquita. Utilizando música como recurso narrativo, a montagem infantil retrata as aventuras do Artista Gabriel, um herói-sanfoneiro que leva a criançada a embarcar em uma aventura em busca dos sonhos perdidos do povo de Beleléu.

A peça mostra uma cidade que acaba de ver seu rei morrer. Com a crise surgida pela necessidade da sucessão do monarca, a população é tomada pela indiferença. Diante desse cenário, três vilões se dirigem até lá, pretendendo assumir o trono: Mister Midas, Capitão Matraca e Doutor Furabolos.

A aventura começa quando o Artista Gabriel, um vendedor de poemas, aceita o pedido dos últimos sonhos que ainda restam no vilarejo e, juntos, partem em busca dos demais sonhos que fugiram da cidade. Segundo o produtor Paulo Marcos, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a dificuldade de definir a importância das coisas. “A trama surgiu da percepção de que estamos vivendo uma grave crise de valores. Assim, nos perguntamos quais seriam as causas e quais poderiam ser as soluções para essa situação”, afirma.

Considerada um auto pastoril moderno, ou seja, uma representação dramática cristã atualizada do nascimento de Jesus, a história é narrada com danças, cantos e representação e traz os mesmos elementos da história original, como pastores, Reis Magos, cortejos, Estrela Guia e o nascimento de um bebê. De acordo com Marcos, a produção foi buscar referências no universo das festas populares brasileiras. “Em nossa cultura, temos muitos exemplos desse tipo de representação, como os maracatus, as Festas do Divino e os bois bumbá. Tudo isso se encontra em ‘O Novo Rei de Beleléu’”, conclui.

Por Bruna Pinheiro

Serviço: Teatro Municipal Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte | tel. 2221-3657. De 4 a 26/3. Sáb. e dom., às 16h. Livre. 60 min. R$ 10