Grupo Morpheus Teatro comemora 15 anos reencenando seu primeiro espetáculo

Montagem infantil pioneira da companhia, “Pés Descalços” fica em cartaz entre dias 1º e 23 de abril, no Teatro Alfredo Mesquita

Depois de um longo período sem realizar temporada na cidade de São Paulo, o grupo Morpheus Teatro decidiu comemorar os 15 anos de fundação reencenando seu primeiro espetáculo infantil, “Pés Descalços”. Selecionada agora pelo 4º Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura, esta montagem fica em cartaz entre dias 1º e 23 de abril, no Teatro Alfredo Mesquita.

Conhecido por desenvolver sua pesquisa com as linguagens do teatro de animação, das máscaras e do teatro físico, o grupo utiliza neste espetáculo bonecos para falar da beleza do encontro e da aceitação do outro com suas diferenças.A história acompanha um menino e uma menina que se conhecem no tanque de areia de um parquinho. Lá, em um mundo sem muros e com os pés descalços, Florência, uma garota muito falante, e Rodolfo, uma criança tímida e contemplativa, criam um universo particular e enfrentam medos, anseios, timidez e sensação de inadequação, provando que estas situações acompanham todos os seres humanos desde a infância.

“Queremos falar de temas difíceis, como solidão e medo, com lirismo e humor, buscando fazer desta atividade artística um forte instrumento de enriquecimento do imaginário infantil, sensibilizando o espectador para sua formação como ser humano”, conta Verônica Gerchman, autora e diretora do espetáculo. Segundo ela, o teatro de animação tem grande força de identificação por parte das crianças. “É uma linguagem íntima, lúdica e funciona como ponte para o aprendizado com o mundo. O resultado é uma grande cumplicidade para sentir, brincar e criar.”

Por Luiz Quesada

| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. De 1º a 23 de abril. Sáb. e dom., 16h. R$ 10