Antonio Petrin estreia “Aeroplanos”, texto do argentino Carlos Gorostiza

Com direção de Ednaldo Freire e também com Roberto Arduin no elenco, espetáculo entra em cartaz dia 5 de maio, no Teatro Cacilda Becker

Terceira montagem do projeto Velhos Protagonistas, com o qual o ator Antonio Petrin comemora seus 35 anos de carreira profissional, “Aeroplanos”, do dramaturgo argentino Carlos Gorostiza, estreia dia 5 de maio, no Teatro Cacilda Becker.
Com foco em questões sobre a velhice e a solidão, o projeto teve início no ano 2000 quando Petrin, então com 62 anos de idade, encenou, com recursos próprios, o clássico “A Última Gravação de Krapp”, de Samuel Beckett, com direção de Francisco Medeiros. Quatro anos depois, levou ao palco “Um Merlim”, texto especialmente escrito para ele por Luis Alberto de Abreu e dirigido por Roberto Lage.

Para Petrin, hoje com 78 anos, “‘Aeroplanos’ é uma das mais profundas e comoventes peças da atual dramaturgia argentina. O espetáculo apresenta, com humor, sensibilidade e diálogos inteligentes e desafiadores, a própria alma dos idosos, abordando o medo da sombra da morte, o abandono, a perda da independência e a esperança de desfrutar livremente os últimos anos de vida.”

Com direção de Ednaldo Freire, a encenação acompanha os personagens Chico (Petrin) e Cristo (Roberto Arduin), dois amigos de 75 anos de idade que conversam sobre o porquê da existência, por meio de uma troca de piadas e confidências feitas em um dia crucial para ambos: um deles não quer tomar conhecimento, mas pode estar sofrendo de uma grave enfermidade, e o segundo foi internado em um asilo porque sua família se mudará para outro país.

A solidão e a inexorável perspectiva da morte são encaradas de frente, exigindo atitudes, dado que “A eternidade está no minuto que vivemos”, como filosofa um dos personagens. É assim que decidem, então, embarcar em um aeroplano imaginário para dar a volta ao mundo em suas fantasias e, alheios a tudo, encontrar a felicidade.

Por Luiz Quesada

Serviço: | +12 anos. 70 min. Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Telefone: 3864-4513. De 5 de maio a 25 de junho (dias 26, 27 e 28 de maio, não haverá espetáculo). 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20