Câmara Cascudo é inspiração para espetáculo infantil do Grupo Passárgada

Peça “Que Bicho é Esse???”, baseada em livro do autor potiguar, apresenta músicas ao vivo e manipulação de bonecos

 A partir do dia 17 de junho, o Centro Cultural São Paulo recebe apresentações de “Que Bicho é Esse???”, do Grupo Passárgada. Baseada no livro “Conto do Piolho”, de Luís da Câmara Cascudo, a peça mistura elementos folclóricos nacionais com manipulação de bonecos e performance musical ao vivo.

O enredo, que tem como cenário fictício o Reino das Vassouras, tem início quando a Princesa Coço encontra um piolho e resolve criá-lo como bicho de estimação. Com o crescimento exagerado do inseto, o Rei Piaçava ordena que seja feita uma almofada com o couro capilar do piolho e propõe um desafio para os moradores do reino: descobrir do que é feita a almofada. Quem acertar ganha a mão da princesa em casamento.

Durante o espetáculo, o grupo apresenta canções folclóricas realizadas com instrumentos que fazem parte da identidade musical brasileira como sanfona, cavaquinho, flauta e violão. A concepção visual do cenário remete a materiais de uso doméstico, como varais pendurados com lençóis, vassouras e lenços e os bonecos feitos a partir de embalagens de produtos de limpeza, como caixas de sabão em pó, garrafas de detergente e galões de água.

Nos palcos desde 1971, o grupo Passárgada costuma produzir peças com temas relacionados ao folclore brasileiro. Em mais de 45 anos de trabalho e com cerca de 20 montagens produzidas, o grupo já venceu inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio Governador do Estado, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Apetesp (Associação dos Produtos de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo), Troféu Mambembe (Ministério da Cultura), dentre outros.


Serviço: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do Metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 17/06 a 30/07, Sáb e Dom., 16h. R$30. Livre.