Peça “A Menina Lia” discute a importância da literatura

Espetáculo inspirado no livro “Matilda”, de Roald Dahl, entra em cartaz a partir de agosto nos teatros Flávio Império e Arthur Azevedo

 Inspirada no clássico livro “Matilda”, de Roald Dahl, a peça infantojuvenil “A Menina Lia” será apresentada entre os dias 4 e 13 de agosto, no Teatro Flávio Império e entre 9 de setembro e 1º de outubro, no Teatro Arthur Azevedo. Produzido pela Cia. do Fubá, o espetáculo conta a história de Lia, uma garotinha que amava ler e, por isso, sofria gozação em sua casa e na escola. A trilha sonora conta com um repertório variado, que vai desde Arnaldo Antunes a Beatles.

Segundo a diretora Fernanda Gama, a inspiração no livro de Roald Dahl se deu por conta de seus elementos divertidos e o humor ácido. “Além disso, há personagens cativantes e uma boa escrita, fazendo com que encante as crianças, tratando-as com inteligência”, diz. O espetáculo traz, principalmente, uma mensagem inspiradora: “as pessoas não precisam ser padronizadas, seguindo ordens para agradar as pessoas ao seu redor ou ser como seus pais, professores e amigos querem. Mas ser o que elas quiserem ser”, afirma.

A encenação, assim como o livro de Roald Dahl, mostra o mundo onde os adultos vivem e com o que eles se importam, com o dinheiro, televisão e a status. Lia, então, descobre um novo caminho fora desse padrão e deixa sua imaginação fluir através dos livros, da poesia e da criatividade. Diferentemente de “Matilda”, que tinha poderes mágicos, Lia sabe que ela é a dona de sua própria trajetória, utilizando a leitura e contando com seus amigos e com ela mesma para fazer tudo o que desejar.

Além de arrancar muitos risos, a diretora espera que a história mostre às crianças que ler abre caminhos. “Que elas olhem para si mesmas e vejam novas alternativas para o futuro, que elas se mexam e transformem o mundo, porque o mundo de hoje precisa”, conclui.

Por Kéren Pisaneschi


Serviço: A Menina Lia.
| Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. Tel.: 2621-2719. De 04 a 13/08, sáb. e dom., 16h.

| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste. Tel.: 2604-5558. De 9/09 a 1º/10, sáb. e dom., 16h.
| 60min. Livre. Grátis (retirar o ingresso com uma hora de antecedência).