Texto de Davey Anderson, “Scavengers” ganha montagem inédita no Brasil

Espetáculo entra em cartaz no Centro Cultural São Paulo dia 29 de setembro e segue até 5 de novembro

Michael Findlater é um homem comum, como tantos outros, até o momento em que se depara com a crise financeira. Falido, opta por largar o pouco que lhe restava, deixando a zona de conforto e transformando-se em andarilho, com questionamentos de valores sociais caminhando ao seu lado. Com uma linguagem inovadora e cinematográfica, “Scavengers”, texto original do autor britânico Davey Anderson, foi adaptado pelo diretor Francisco Medeiros e estreia no Centro Cultural São Paulo, no dia 29 de setembro, e fica em cartaz até 5 de novembro.

 
Davey Anderson é um renomado autor escocês, que já recebeu diversos prêmios, como o Arches Award, pela direção de “Snuff”, espetáculo apresentado no Theatro Nacional da Escócia em 2015. Entre suas produções, “Scarvengers” foi escolhido pela Cia. Artera de Teatro para celebrar seus 15 anos de estrada. A peça conta com a participação dos atores Ricardo Correia, Davi Reis, Fani Feldman, Gabriela Rabelo e Rogério Brito. O elenco, além de atuar e interpretar vários personagens ao longo da peça, também forma um coral, narrando a história com uma entonação lírica.

Para Francisco Medeiros, mais do que questionamentos, “Scavengers”, como obra de arte, desafia o público, levando-o a sair do comodismo ao acompanhar o protagonista. “A peça provoca o espectador para que ele se coloque em movimento e tome decisões a respeito da sua vida. Porém, a obra de arte não indica caminhos, soluções ou julga coisas erradas ou certas”, explica.

Com intenção de valorizar o texto, Medeiros optou por fidelizar a montagem de Davey Anderson, mantendo a estrutura dramatúrgica da peça, com cenas curtas e ágeis. “Os acontecimentos não começam exatamente no início da situação. Às vezes, uma circunstância é captada no meio, ou a cena se interrompe antes do fato, ou até uma determina ação é captada no meio. Em algumas partes, a cena se interrompe antes da sua conclusão, como em um filme.” Desta forma, “Scavengers” é um conjunto teatral, estruturado para a inovação linguística, que propõe ao espectador fazer parte da vida de Michael Findlater de forma inteligente e eficiente.

A Cia. Artera de Teatro trabalha com temas relacionados a minorias. A montagem mais recente da Cia. foi “A Social”, escrita por Ricardo Correia, a partir de depoimentos de jovens adolescentes, no Programa Vocacional. O grupo também recebeu prêmios no Festival Papo Mix, pela peça "Coração Dark Room", e no Festival Nacional Curta Teatro – SESI, pela peça "Over".

Por Aryanne Valgas

Serviço:
| Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 29/09 a 05/11. Sáb., 21h. Dom., 20h. R$20