Crianças aprendem a criar livros interativos na Biblioteca Pedro Nava

A artista plástica e arte educadora Liana Yuri Shimabukuro ministra os encontros, entre os dias 30 de setembro e 21 de outubro

Um livro com uma história envolvente e cheio de ilustrações costuma chamar mais a atenção das crianças. Para aproximar a garotada da leitura, a artista plástica e arte educadora Liana Yuri Shimabukuro ministra, entre os dias 30 de setembro e 21 de outubro, na Biblioteca Pedro Nava, uma oficina de criação de livros interativos pop-up. Neles, as imagens saltam das páginas quando folheadas.

 Para a confecção desses efeitos tridimensionais, a artista usa as técnicas japonesas do kirigami e do origami, que correspondem à arte de cortar e fazer dobraduras no papel, respectivamente. Com apenas esse material e tesoura, os participantes conseguem desenvolver a atividade proposta. “São materiais simples que você encontra em qualquer lugar, e dá para criar coisas muito interessantes. A princípio pode parecer engenhoso ou difícil demais, mas eu sempre torno o mais simples possível”, afirma Liana.

Depois dessa primeira etapa de conhecer e aprender o procedimento, a oficina trabalha com a construção da narrativa. Segundo a artista, todos os elementos disponíveis são usados como disparadores de criação. “O recorte de uma boca pode ser um bico, um vulcão ou uma porta. Enfim, qualquer coisa que tem abertura ou fechadura. Ou seja, o movimento que a dobradura cria para fazer uma página já serve como mote para uma nova história.”

Para Liana, a atividade é um estímulo a mais à leitura. “É uma criação absurdamente atrativa. E a vantagem é que você mesmo quem fez, por isso não vai rasgar, amassar ou tratar de forma rude. Isso muda a relação das crianças com os livros em geral.”

| Letícia Chiantia

Serviço:| Biblioteca Pública Pedro Nava. Rua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte. | tel. 2973-7293. Dias 30/9, 7 e 21/10, 14h. Grátis