Espetáculo de dança infantil homenageia Van Gogh

“Girassóis” fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo, entre os dias 20 e 22 de janeiro

 A coreografia “Girassóis”, da Cia. Druw, dirigida por Miriam Druwe, estará em cartaz no Centro Cultural São Paulo entre os dias 20 e 22 de janeiro. O espetáculo infantil de dança contemporânea é um tributo ao pintor holandês Van Gogh, e traz ao palco seu lado alegre e inquieto.

A coreografia narra a trajetória do pintor através de textos extraídos de cartas escritas pelo próprio e de reproduções de suas telas, que ganham vida e movimentos por meio da dança, vídeo e projeções. “A dança do personagem tem a velocidade das pinceladas que Van Gogh dizia vir em suas mãos como as palavras”, relata Miriam Druwe.

Os principais quadros que influenciaram a montagem foram “O Semeador” e “Girassóis”, ambos trabalhados pela diretora para realçar a ideia de semear e colher frutos. “Meu desejo foi resgatar sua obra e suas cartas através de um roteiro leve, lúdico e poético, sob o fluxo de plantar e colher, na figura do quadro ‘O Semeador’ como ele mesmo se via. Van Gogh dizia; ‘fazer estudos é semear, fazer quadros é colher’”, explica a diretora. Além dessas duas, a companhia resgata outras obras que serviram de inspiração para a peça como “Camponeses”, “Comedores de Batatas”, “Noite Estrelada”, “O Quarto” e “Casa Amarela”. Outros 26 autorretratos influenciaram o roteiro, dentre eles estão: “O carteiro”, “O Escolar”, “La Mousmè”, “Gauguin”, “Segatóri” e “Srta Gachet no piano”.

Por Bruna Pinheiro

Serviço: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 20/01 a 22/01. Ter. a dom., das 9h às 21h. Grátis. Livre.