Biblioteca Viva promove atividade de incentivo à leitura

Crianças se unem para trocar livros, ouvir histórias e criar poesias no “Clubinho do Livro”

 Dentro de sua política de incentivar as crianças a lerem mais, um novo programa vem sendo desenvolvido nas bibliotecas públicas municipais, dentro do projeto Biblioteca Viva. Trata-se do Clubinho do livro, que, entre outras atividades, promove feira e leitura de livros, além de uma oficina coletiva, nas quais as crianças se unem para criar obras escritas e ilustradas por elas próprias.

Na Feira do Livro, as crianças trazem seus livros usados para doação ou para trocá-los por outro. Mesmo que a criança não tenha um título para doar, pode passar na feirinha e levar algum que lhe interesse. Como o objetivo é fomentar a leitura, não são aceitos livros de caráter informativo (didáticos, técnicos e escolares).

A Oficina de Livro Coletivo, “Pondo cor na poesia”, será orientada pelos artistas plásticos Sheila Gomes e Matheus Couto. No encontro, as crianças são convidadas a criar imagens e textos contando, cada uma, sua própria história, em forma de poesia. A biblioteca fornece material de pintura e colagem, como tecidos, papéis, fios coloridos e brilhos.

Por fim, o jornalista Camilo Rocha lerá "O Pote Vazio", uma lenda que fala sobre um menino que adorava flores e que participa de um concurso para se tornar o sucesso do imperador. É uma fábula chinesa, com conceitos sobre honestidade e ética. A história é indicada para crianças na faixa etária a partir de quatro anos.

Por Gilberto De Nichile

Serviço:

| Biblioteca Roberto Santos. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga. Zona Sul. Tel. 2273-2390. Dia 16, 11h.

| Biblioteca Castro Alves. Rua Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente. Zona Sul. Tel. 2946-4562. Dia 17, 11h.