A partir da HQ Volkan, encontro de fãs de quadrinhos discute tema da acessibilidade

“Quadrinhos para todos” acontece no CCSP e trará oficina e palestras no dia 30 de abril

Como apresentar uma história em quadrinhos para uma pessoa com deficiência visual? O publicitário Allan Albuquerque enfrentou o desafio com a saga “Volkan”, seu projeto independente. Trata-se de uma HQ que utiliza a internet como ferramenta para que pessoas com deficiência tenham a melhor fruição da obra. Essa experiência é tema do encontro “Quadrinhos para todos”, que acontece dia 30, na Gibiteca Henfil do Centro Cultural São Paulo.

Na ocasião, Albuquerque, junto com os cartunistas Eduardo Viena e Omar Viñole, fala sobre a criação do argumento e do roteiro desse projeto. No dia, os três também ministram uma oficina de roteiro e criação de personagens. Já o tema da acessibilidade é discutido na palestra de Cassio Santos, especialista da ONG CIATA, parceira do projeto “Volkan”. A ONG é responsável pelos recursos que permitem às pessoas com deficiência visual ler a HQ online, adaptando a história para ser lida com um software que faz a leitura e descrição da tela. O encontro com Cássio aborda essa experiência de tornar “Volkan” uma obra acessível a todos. Haverá também uma exposição de páginas do projeto, em notebooks.

A HQ “Volkan” conta a história de jovens brasileiros que acabam entrando em contato com um organismo desconhecido, que habita as profundezas da Terra: um ser denominado “otter”, que pode ser um perigo para todos os habitantes do planeta.

Por Gabriel Fabri

Serviço: | +14 anos. 30 vagas (por ordem de chegada). Centro Cultural São Paulo – Gibiteca Henfil. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397. Dia 30, 11h. Grátis