Evento debate a presença da mulher negra na literatura brasileira

“A Cor da Palavra” acontece nos dias 31 de maio e 22 de novembro na Biblioteca Pública Vicente de Carvalho

 Como o universo da mulher negra é historicamente descrito e como ela descreve este universo? Com o objetivo de problematizar as categorias de gênero e etnia na literatura, a provocação é colocada pela escritora e gestora cultural Débora Garcia em “A cor da palavra – Mulheres negras na literatura brasileira”. O debate acontece nos dias 31 de maio e 22 de novembro na Biblioteca Pública Vicente de Carvalho.

“A minha relação com o tema é visceral: sou mulher negra, periférica e pauto esse universo em minha literatura”, conta Débora Garcia. A partir de suas vivências, a autora do livro Coroações – Aurora de poemas aborda o tema por meio de um contraponto entre a representação histórica das mulheres negras na literatura e como essas mulheres se colocam em sua própria produção, passando tanto pela posição de personagens quanto de autoras.

Para Débora, a importância desse debate reside na falta de representação das mulheres negras na literatura universal. “Queremos pautar a nossa perspectiva de mundo, queremos que nossos conflitos sejam abordados sob a perspectiva de quem os vive, queremos ver nossas heroínas nas páginas”, defende. Para aprofundar a discussão, serão lidos trechos de obras como Olhos D’água, de Conceição Evaristo, Águas de cabaça, de Elizandra Souza e Sagrado Sopro, de Raquel de Almeida, entre outras.

Segundo a escritora, a mulher negra representada na literatura universal, de modo geral, é, ainda, personagem pouco complexa e com tom submisso, sexualizada ou descrita como feia. “Historicamente, essa literatura tem nos retratado a partir de uma perspectiva estereotipada, reforçando estigmas e preconceitos que combatemos diariamente”, afirma. E conclui: “O racismo existe e ele potencializa os impactos do machismo e as inúmeras situações de exclusão e violência às quais estamos sujeitas no nosso dia a dia”.

Por Fernanda Matricardi

Serviço:
Biblioteca Pública Vicente de Carvalho. Rua Guilherme Valência, 210, Itaquera (Cohab José Bonifácio). Zona Leste. Dias 31/5 e 22/11. Terça, 10h. Grátis.

Duração: 180 min. Classificação: 12 anos.