Cidade Tiradentes recebe 1ª Mostra de Cultura Popular

O evento acontece entre os dias 20 e 28 de agosto

Exposições, shows, teatro, oficinas, rodas de conversa, saraus e intervenções artísticas compõem a programação, gratuita, da 1ª Mostra de Culturas de Cidade Tiradentes. O evento acontece entre os dias 20 e 28 de agosto, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT).

Com o objetivo de reconhecer, valorizar e difundir a produção cultural desenvolvida no bairro, localizado na zona leste, a mostra é constituída, em sua maioria, por trabalhos de artistas locais. Na programação, o grupo teatral Pombas Urbanas faz a leitura dramática do texto “Cidade desterrada”. As histórias, apresentadas por meio de dramaturgia, leitura e música, procuram valorizar as origens da região e têm, em comum, temas como a luta e a perseverança de construir a vida no local.

Resultado de 12 anos de trabalho, o projeto relembra a trajetória do bairro desde sua origem, a partir das vivências relatadas pelos próprios moradores. “Não é sobre carências, mas sobre potências”, afirma Natali Santos, atriz do grupo. E completa: “Ao mesmo tempo em que conta a história da Cidade Tiradentes, o espetáculo consegue, também, contextualizar diferentes periferias.”

Em outros momentos da programação, rodas de conversa e encontros versam sobre as temáticas de políticas públicas e os espaços de ocupação cultural. É o caso do sarau “Juventude, violência e território”, do grupo teatral Filhos da Dita, que traz assuntos do cotidiano para serem discutidos com a população jovem do bairro.

Parte do roteiro de artes visuais, a mostra “Cidade Tiradentes em transformação” reúne fotografias de Filipe Freire que registram o dia a dia das pessoas locais. Já o Coletivo Expansão CT, formato por jovens músicos, produtores e artistas, compartilha seus conhecimentos com os moradores por meio de intervenções artísticas. O público também pode acompanhar o trabalho do grafiteiro Eder Alexandre, conhecido como “Sow”, que pintará as paredes do CFCCT.

Gêneros variados, como samba, choro, hip-hop, rock e MPB, embalam a programação musical, que conta com shows das bandas Alienistas, Contágio INC, Mulheriu Clã, Quarteto da Serra e Samba da Árvore. A mostra oferece, ainda, oficinas de samba rock, skate e produção de revistas.

| Fernanda Matricardi

Serviço:
Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste.

Exposição Fotográfica: Cidade Tiradentes em Transformação. De 20 a 28, a partir das 10h.
Exposição Tina Gomes. De 20 a 28, a partir das 10h.
Show de Lançamento de EP: Alienistas. Dia 20, 20h.
Show Contágio INC. Dia 21, 19h.
Roda de Conversa: Lei de Fomento às Periferias: Uma política pública de iniciativa popular. Dia 23, 19h.
Oficina: Samba Rock. Dia 24, 15h.
Roda de Conversa: Espaços de ocupação cultural em Cidade Tiradentes. Dia 24, 20h.
Contação: Causos da roça e histórias de pescador. Dias 24, 11h, e 25, 15h.
Oficina de Skate: Inclusão e resgate skateboarding. Dia 25, 15h.
Grafite. Dia 26, a partir das 10h.
Oficina de produção de revista in-line e impressa. Dia 26, 11h.
Pocket show: Mulheriu Clã. Dia 26, 18h.
Leitura dramática: Cidade Desterrada. Dia 27, 20h.
Sarau: Juventude, violência e território. Dia 28, 14h.
Intervenção artística: Coletivo Expansão CT. Dia 28, 15h.
Show: Quarteto da Serra. Dia 28, 16h30.
Show: Samba da Árvore. Dia 28, 19h.