Festival Mix Brasil chega à sua 24ª Edição

Evento vai de 9 a 20 de novembro e tem copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine

Maior festival LGBT da América Latina, o Mix Brasil de Cultura da Diversidade chega à 24ª edição e homenageia o diretor português João Pedro Rodrigues, que confirmou presença no evento. Seu longa “O ornitólogo”, premiado em Locarno (Suíça) neste ano, na categoria direção, abre a programação. Em 1999, Rodrigues participou do 8º Mix Brasil com seu primeiro curta “Parabéns” e, hoje, é um dos mais importantes cineastas de Portugal, daí essa homenagem.

O Festival se estende entre os dias 9 e 20 e exibe oito filmes estrangeiros e 15 brasileiros, de nove estados, estes últimos concorrendo aos troféus Coelho de Ouro e de Prata. Convidados internacionais estão no júri: o ator australiano Murray Bartlett, um dos três protagonistas da série televisiva norte-americana “Looking”; Desiree Buford, diretora de programação do Frameline Film Festival, em São Francisco (EUA); e Ana David, dos festivais Queer Lisboa e doclisboa (Portugal).
Os filmes são exibidos no Circuito Spcine CEUs, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo, todos da Secretaria Municipal de Cultura, além das salas Espaço Itaú de Cinema/Augusta, CineSesc e do Instituto Itaú Cultural.

Para o diretor e curador João Federici, as expectativas não poderiam ser melhores. “Num ano em que todos os festivais passam por uma redução de programação e cortes em gastos, o nosso vem com um dos melhores lineups cinematográficos, com filmes de diretores prestigiados no mundo todo e um recorde de inscritos e selecionados nacionais e de diretores estreantes brasileiros.”

A novidade desta edição é o lançamento do MixLab SPCine, que, segundo Federici, “será um marco para novos projetos e discussões”. O encontro ocorre nos dias 14 e 15, no Instituto Itaú Cultural, e reúne realizadores das mostras competitivas e outros profissionais para falar sobre suas experiências.

O Centro Cultural São Paulo recebe uma programação especial que conta com diversas linguagens artísticas, como encenações de espetáculos teatrais; o divertido Show do Gongo, concurso comandado por Marisa Orth que reúne no dia 15, às 20h30, curtas-metragens de cineastas amadores; e a oficina “Fazendo cinema - Crescendo com a diversidade”, dirigida ao público entre 7 e 15 anos e coordenada por Christian Saghaard, diretor do curta “O fim da picada”. Ainda no Centro Cultural, ocorre, pelo segundo ano, a Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil, que oferece, sob curadoria de Priscilla Bertucci, bate-papos e oficinas com ativistas, artistas, blogueiros e pessoas que vivenciam questões relativas ao gênero e à sexualidade de forma não convencional.

O 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade tem copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine.

| Luiz Quesada

Veja programação no site www.mixbrasil.org.br