CCSP recebe Lívia Aquino para bate-papo e lançamento de livro vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015

Encontro com autora de “Picture Ahead: a Kodak e a Construção do Turista-Fotógrafo” acontece dia 10

Vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015, o livro “Picture Ahead: a Kodak e a Construção do Turista-Fotógrafo”, de Lívia Aquino, é lançado nesse sábado, dia 10, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Baseada na tese de doutorado de Lívia, a publicação estuda o papel da Kodak na criação do que a autora chama de “turista-fotógrafo”. Além do lançamento do livro, o evento conta também com um bate-papo com a pesquisadora.

A Kodak, por ser uma das maiores empresas de fotografia do século XX, contribuiu para a formação do que a autora chama de “turista-fotógrafo”, um sujeito que é resultado da combinação entre fotografia e turismo. Em seu livro, Lívia analisa outdoors, anúncios e publicações feitos pela Kodak, do final do século XIX até os anos 1970. Entre esse material, a autora destaca aqueles em que o que é dito já é tomado como algo comum. “São aquelas peças em que quase não percebemos mais o poder do discurso”, afirma.

Lívia explica porquê decidiu focar a pesquisa na construção desse sujeito. “Os campos da fotografia e do turismo se mostraram muito implicados na formação de valores, práticas, desejos e saberes acerca do que pode significar viajar a partir de um determinado período”, afirma. A autora ressalta também que a pesquisa aponta que a importância dada à fotografia não é de hoje. “O trabalho mostra o quanto essa importância foi construída, o quanto somos impelidos a viver com as imagens, por meio delas”, explica. No mundo das selfies e das redes sociais, o turista-fotógrafo continua sendo um conceito aplicável. “Alguns valores se transformaram, mas não se trata de pensar o antes e depois, e sim apontar o quanto o que vivemos hoje já estava sendo enredado na vida cotidiana”.

Por Gabriel Fabri