Projeto Leia Mulheres incentiva a leitura de autoras no CCSP

Encontro acontece no dia 18 de fevereiro para discutir “Meu primeiro assassinato", de Leena Lehtolainen

 Para incentivar a leitura de livros escritos por mulheres, as três amigas, Juliana Leuenroth, Juliana Gomes e Michelle Henriques, criaram, em 2015, o projeto Leia Mulheres, clube de leitura que debate as produções femininas e o papel da mulher na literatura. No dia 18 de fevereiro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe um encontro para discutir “Meu primeiro assassinato", da autora finlandesa Leena Lehtolainen.

O projeto foi inspirado na ideia da escritora britânica Joanna Walsh que, em 2014, mobilizou diversas pessoas com a hashtag #readwomen2014. De 2015 até hoje, o Leia Mulheres se expandiu e promove encontros regulares em 20 estados do Brasil, sendo mais de 40 cidades participantes. “Achamos que o projeto deu um impulso maior para o mercado publicar mais autoras, estamos mostrando a importância dessas obras”, comenta Michelle.

Segundo ela, o foco das discussões é a história do livro, mas, aos poucos, outros temas são abordados, de acordo com a experiência de cada leitor. “Os assuntos se expandem para vivências do dia a dia, questões referentes à mulher na sociedade e temáticas nessa linha”, afirma.

Além de discutirem publicações escritas por mulheres, o critério da seleção da obra a ser escolhida depende da preferência do público de cada cidade. No caso de São Paulo, a opção foi por gêneros literários e de países de origem das escritoras. “Notamos que ainda não tínhamos lido romance policial e nenhuma autora escandinava, por isso essa escolha”, explica Michelle.

O livro apresenta a personagem Maria Kallio, que será a heroína de outros oito romances da autora. Na história, a protagonista faz sua primeira investigação criminal no departamento policial de Helsinque. Lá, um jovem, que passava um fim de semana na casa de seus pais em companhia de sete outros membros de um coral, é encontrado morto.

Por Letícia Chiantia

Serviço: | Centro Cultural São Paulo - Gibiteca Henfil. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 18, 16h. Grátis (não é necessário retirar ingressos).