Mesa redonda celebra centenário de Décio de Almeida Prado

Teatro que leva o nome do crítico recebe evento no dia 26 de agosto

Neste mês, seriam completados 100 anos do nascimento do crítico teatral e historiador Décio de Almeida Prado, que faleceu em 2000. Destacando a importância dessa personalidade para o meio teatral brasileiro, o Teatro Décio de Almeida Prado recebe uma mesa redonda no dia 26 de agosto. O evento, que visa discutir o legado e a importância desse teórico, conta com a presença dos críticos e ex-alunos de Décio: João Roberto Faria, Maria Thereza Vargas e Ilka Marinho Zanotto; além de outros profissionais do meio teatral, como as atrizes Eva Wilma e Ligia Cortez e os diretores AImir Labaki e Ruy Filho.

Escrevendo ao longo de 22 anos para o jornal O Estado de S. Paulo, Décio de Almeida Prado ajudou a modernizar o teatro brasileiro através de seus textos, focados mais na questão da dramaturgia do que na encenação. Cinco anos antes de entrar para o jornal, onde também editou por 11 anos o Suplemento Literário, ele escreveu a sua primeira crítica, publicada em 1941, na revista Clima, periódico fundado por Alfredo Mesquita. Atuou também como professor na Universidade de São Paulo, além de ter ajudado na fundação da Escola de Arte Dramática de São Paulo.

Após a mesa redonda, acontece uma apresentação da peça “Arrasada – Quase Uma Fábula de Amor Entre Duas Mulheres”, de Ricardo Leitte. O espetáculo está em cartaz no Teatro Décio de Almeida Prado em curta temporada, até o dia 27 de agosto.

Serviço: Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 26, 18h. Grátis.